23 de maio de 2023, 10:10

Corpo de Bombeiros inicia 2ª Edição do Programa Reformação


Publicada em 19/11/2021

Na manhã desta sexta-feira (19), foi realizada a abertura da 2ª Edição do Programa Reformação, uma iniciativa que busca valorizar os integrantes da corporação com mais de vinte e oito anos de carreira, promovendo por meio de atividades multidisciplinares, apoio no desenvolvimento pessoal para reserva remunerada, proporcionando qualidade de vida nessa nova etapa. O evento contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, do diretor de Pessoal, Ensino e Instrução do CBMSE, coronel Miguel Pereira, além de convidados da Polícia Militar de Sergipe.

“Eu parabenizo os idealizadores e todos os envolvidos no Programa Reformação, que representa uma importante iniciativa que ajuda a preparar os nossos profissionais para essa nova fase que é a reserva remunerada. Sejam muito bem-vindos e contem com o comando do Corpo de Bombeiros”, afirmou o coronel Alexandre.

A coordenadora do Programa Reformação, tenente Rosângela Gomes, falou sobre a expectativa para a segunda edição. “Nós implementamos algumas modificações sugeridas pela turma anterior e trabalhamos para que essas pessoas que passaram cerca de trinta anos de efetivo serviço na corporação sejam valorizados. Que eles sintam que cumpriram uma missão aqui na corporação, mas que eles ainda têm outras missões a cumprir após aposentadoria, após reserva”, afirmou a tenente Rosângela. A oficial lembrou ainda que a equipe do Programa trabalha para essa inciativa tenha continuidade e seja fortalecida cada vez mais na corporação como uma marca institucionalizada.

Um dos participantes desta edição do Reformação, o subtenente Moisés Nascimento, disse ter muita expectativa em relação às atividades do programa. “Nós não sabemos o que nos espera após fecharmos este ciclo. São trinta anos de dedicação à mesma carreira e de repente a gente não se contenta e quer iniciar em outra situação justamente porque não vai conseguir ficar parado”, destacou Moisés. Nossas expectativas são em vários aspectos para a vida após passar para a reserva remunerada, tanto sociais como econômicos, destacou o bombeiro.

Palestra

O bacharel em administração e mestre em ciências da educação, José Reginaldo de Andrade, foi o convidado para abertura do evento e ministrou a palestra “Propósito de vida e carreira encerram-se juntos?”. “Nós trabalhamos nessa abordagem com os doze eixos principais da vida, que vão desde as relações sociais a um novo propósito para a vida, para a carreira. O que é que eu vou fazer agora? Como vou projetar uma nova carreira, como eu vou planejar uma vida que traga conforto e estabilidade?”, explicou Reginaldo Andrade.
O palestrante explicou ainda que a transição traz impacto social, biológico e físico. Você vai trocar essas três rotinas da sua vida por agora uma situação que, se você não buscar se reprogramar, pode entrar na mesmice ou no comodismo. “Eu parabenizo a corporação por ter esse programa social de trazer essa orientação para as pessoas que não querem parar e querem se sentir ativos na aposentadoria”, finalizou.

O Programa de Preparação para a Reserva/Reforma (Reformação – Edição 2021) é composto por cinco módulos teóricos e práticos na modalidade presencial e que devem ocorrer quinzenalmente. O próximo encontro está previsto para o dia (04/12), no Espaço SEBRAE, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. A previsão de encerramento desta edição é no mês de abril do ano que vem.

Fonte: ASCOM/CBMSE

Fotos: Jeová Cardoso e Tenente Edmilson