23 de maio de 2023, 10:09

Corpo de Bombeiros inicia Curso de Formação de Cabo Condutor


Publicada em 16/11/2021

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) deu início na manhã desta terça-feira (16) a mais uma turma do Curso de Formação de Cabo Condutor e Operador de Viatura. A solenidade aconteceu na Departamento de Ensino e Instrução (DEPI), em Aracaju, e contou com a participação do comandante-geral da corporação, coronel Alexandre José.

“É uma grande satisfação o início desse curso, porque ganha a corporação, com novos condutores, e ganham os alunos, com a perspectiva de subir na carreira. Junto a essa perspectiva de crescimento na carreira, vem também muita responsabilidade, de conduzir as nossas viaturas e bombeiros, por isso esperamos dos senhores muita dedicação, compromisso e profissionalismo”, afirmou o comandante.

Segundo o Diretor de Pessoal, Ensino e Instrução, coronel Miguel Pereira, o curso será composto por disciplinas teóricas e práticas, além de estágio supervisionado, com duração prevista de 12 semanas. “A carga horária de 50 horas, com instruções das diversas áreas relacionadas à prática de conduzir e operar viatura de emergência, como legislação de trânsito, psicologia aplicada à segurança no trânsito, manutenção veicular, práticas de direção, entre outras disciplinas”, apontou o diretor.

Novos condutores

São 19 alunos do curso, sendo três mulheres. “Fico felizes por termos mais três condutoras na nossa corporação”, ressaltou o comandante Alexandre José. A aluna Beatriz Melo diz que outras condutoras serviram de inspiração. “Durante o curso de soldado eu já comecei a me interessar. Quando a gente começou a tirar serviço, conversei com condutores, inclusive as mulheres que me inspiraram e eu fui me encantando”, contou.

Um dos alunos já foi condutor de viatura no SAMU e vai colocar essa experiência a serviço da corporação. “Trabalhei durante 3 anos e 2 meses como condutor do SAMU. Quando eu entrei no bombeiro não tinha conhecimento sobre o quadro. Como é uma atividade que eu já trabalhei, então chegou um determinado tempo do curso que eu optei por ser condutor, por já ter experiência”, disse Francisco Machado.

Por Dinah Menezes