16 de maio de 2023, 10:44

Corpo de Bombeiros integra Programa ‘Minha Comunidade Segura’


Publicado em 11/08/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vai integrar o ‘Programa Minha Comunidade Segura’, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Casa Civil. Com o objetivo de desenvolver políticas públicas voltadas à redução da violência e criminalidade, a iniciativa reúne diversas instituições, promovendo a interlocução do trabalho dos profissionais de segurança pública com equipes das áreas de saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, com ações que giram em torno dos seguintes eixos norteadores: prevenção, proteção e inclusão

A proposta de participação do Corpo de Bombeiros no programa foi discutida em reunião realizada na última quinta-feira (10), no quartel central de Aracaju/SE, com o comando geral da corporação, a Diretoria de Pessoal, Ensino e Instrução (DPEI) do CBMSE e a Assessoria de Planejamento da SSP. De acordo com a tenente coronel BM Sanany de Almeida, o papel do Corpo de Bombeiros nas atividades previstas para o programa é importante porque os bombeiros possuem uma missão primária em toda comunidade, que é proteger a vida, a propriedade e o meio ambiente.

“Estaremos inseridos em dois dos cinco projetos que abarcam o programa: ‘Vivendo a Escola’ e ‘Vivendo a Praça’, voltados principalmente para o trabalho educativo e preventivo. Por um lado, a participação do CBMSE traz benefícios para a instituição, pois, ao promover a interação com a sociedade, os quartéis deixam de ser ‘ilhas isoladas’ e passam a ter a comunidade como grande aliada na prevenção de sinistro. Por outro lado, os bombeiros ganham o entusiasmo em uma tarefa que ajuda no seu desenvolvimento psicossocial. Trata-se de uma atividade de estímulo profissional, pois valoriza as relações interpessoais e fortalece o espírito de equipe ao participar da construção de uma comunidade segura”, explica Sanany.