25 de setembro de 2025, 11:20
Corpo de Bombeiros investe em câmeras térmicas que vão auxiliar em vários tipos de ocorrência como incêndios envolvendo veículos elétricos e localização de vítimas
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) investiu cerca de R$ 660 mil em câmeras térmicas que foram distribuídas em todas as unidades da corporação. Os equipamentos vêm sendo uma importante ferramenta para bombeiros em diversos tipos de ocorrência como localização de vítimas e combate a incêndios, inclusive envolvendo carros elétricos.
“As câmeras representam um avanço importante em várias áreas, proporcionando maior agilidade na atuação, otimização de recursos, assertividade no combate, além de rapidez na localização de vítimas e resgate. Foram adquiridas 15 câmeras, das melhores disponíveis no mercado, com recursos próprios da corporação. Elas foram distribuídas nesse segundo semestre para serem utilizadas no atendimento a ocorrências em todo o estado”, afirmou o tenente Yargo Azevedo, da Diretoria de Logística do CBMSE.
O tenente explicou como as câmeras podem auxiliar no combate a incêndios em edificação. “Elas propiciam uma melhor leitura em ambientes sinistrados, com a identificação de pontos relevantes de calor, onde devem ser despendidos maiores esforços. Além de proporcionar a percepção mais rápida do local provável do foco inicial do incêndio”, explicou.
Ele destacou ainda outras ocorrências em que o uso das câmeras fazem diferença. “Elas possuem o modo otimizado de visualização para ajudar na busca e resgate de possíveis vítimas, tanto humanas quanto animais. Outra funcionalidade muito importante é a utilização em incêndios em veículos eletrificados, que demandam o monitoramento constante da temperatura do pack de baterias em caso de sinistro. Esses são os principais usos, mas no dia a dia é possível que elas sejam aproveitadas em outras situações também, o que chamamos de usos atípicos”, concluiu o bombeiro.
Por: ASCOM/CBMSE




