29 de abril de 2024, 12:28

Corpo de Bombeiros lança Projeto São João Seguro 2024 que vai levar prevenção de acidentes com fogos de artifício a escolas


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), realizou o lançamento do Projeto “São João Seguro” 2024 na manhã desta segunda-feira (29). O objetivo é orientar alunos das escolas públicas e particulares sobre a prevenção de acidentes com fogos de artifício, além de repassar conhecimentos de primeiros socorros. O lançamento aconteceu no teatro Atheneu, em Aracaju.

“É a terceira edição do projeto que está alinhado com nosso Planejamento Estratégico, voltado a levar prevenção a um dos períodos mais importantes na nossa cultura nordestina, dos festejos juninos. Levamos dicas de prevenção através de palestras, teatro de fantoches e da musicalidade, visando reduzir o número de acidentes com fogos de artifício”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.

A programação do lançamento contou com teatro de fantoche voltado ao público infantil, palestra para adolescentes, além de apresentações de trio pé de serra e da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, com um repertório especialmente feito para o período junino. O projeto é desenvolvido durante os meses de maio e junho em todo o Estado e as escolas interessadas em participar podem fazer a solicitação através do site da corporação (www.cbm.se.gov.br), na aba serviços/solicitação de palestras. No ano passado, a ação alcançou um público de cerca de 33 mil crianças e adolescentes.

“É uma iniciativa muito importante trabalhar com a prevenção de incidentes traumáticos voltados para as lesões térmicas nesse período junino. A gente sabe que a maior parte das vítimas desse tipo de acidente é formada por crianças, então levar informações para esse público é fundamental”, apontou o superintendente do SAMU Estadual, subtenente BM Denisson Pereira, que representou no evento o Secretário Estadual de Saúde, Walter Pinheiro.

O criador do projeto, subtenente Luiz Marinho, falou sobre as novidades desse ano. “No ano passado nós tivemos o teatro de fantoches como novidade e esse ano estamos trazendo o cordel para levar prevenção de uma forma bem regional. Um livreto com cordel feito por bombeiros para ser distribuído com os alunos participantes do projeto”, disse.

O lançamento contou com a presença de cerca de 300 alunos de escolas públicas municipais, estaduais e particulares. Também prestigiaram o evento o secretário de Educação de Aracaju, Ricardo Nascimento, e o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe, José Sebastião.

Por; ASCOM/CBMSE