9 de maio de 2023, 09:14

Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe completa 88 anos de serviços prestados à sociedade


Publicado em 01/10/2008

Por Dinah Menezes

Há 88 anos o Estado de Sergipe conta com uma das instituições de maior credibilidade junto à sociedade: o Corpo de Bombeiros. O aniversário da corporação, criada na capital em 1º de outubro de 1920, foi marcado por uma prestigiada formatura realizada na manhã desta quarta-feira, no Quartel do Comando Geral (QCG), com a presença de diversas autoridades civis e militares, inclusive de outros Estados.

Pessoas que prestaram relevantes serviços à corporação foram agraciadas com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar do Estado de Sergipe. Entre elas, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Claudimar Antônio do Nascimento; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Jorge Luiz Thais Martins; a jornalista Dora Mafra; e o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), major Carlos Rolemberg.

“Estou muito lisonjeado com esta homenagem. É uma honra ser distinguido entre tantos homens honrados”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Gilvan Almeida Sá, que também recebeu a medalha.

Durante a solenidade, oficiais foram promovidos e foi realizada a entrega do troféu “Bombeiro Padrão 2008” ao sargento José Josival de Melo. “Eu me sinto muito feliz e realizado, ao mesmo tempo em que é uma responsabilidade muito grande. Quero dedicar esse prêmio aos meus colegas, pois ele é fruto de um trabalho em equipe. Somos uma família e esse momento eu divido com todos eles”, ressaltou o sargento.

O comandante-geral do CBMSE, coronel Reginaldo Santos Moura, falou sobre o importante papel desempenhado pelos bombeiros junto à sociedade durante esses 88 de existência. “Nosso trabalho no dia-a-dia vai muito além da prevenção e do combate a incêndio. Nós desenvolvemos atividades de defesa civil, salvamento aquático e em alturas, o desencarceramento de vítimas presas nas ferragens em acidentes automobilísticos, o atendimento pré-hospitalar, atuamos em situações de pânico e na proteção do meio ambiente, entre outras”, afirmou.

O secretário de Estado da Casa Civil, José Oliveira Júnior, esteve representando o governador Marcelo Déda e comentou sobre a confiança depositada pela população nos bombeiros. “Aquilo que a sociedade espera do Corpo de Bombeiros é que no momento da aflição, do imprevisto, os senhores estejam com sua coragem, prontos para ajudar, para salvar as nossas vidas. Venho transmitir os parabéns a todos que fazem o Corpo de Bombeiros e as congratulações aos que hoje foram homenageados aqui”, apontou.

O CBMSE recebeu ainda uma homenagem do designer gráfico Ismael Pereira, que entregou ao comandante-geral Reginaldo Santos Moura um quadro alusivo à data comemorativa.

Histórico – O Corpo de Bombeiros em praticamente todo o mundo surgiu depois de grandes incêndios e em Sergipe não foi diferente. O CBMSE foi criado em 1º de outubro de 1920, após um incêndio na loja Casa Celeste, no centro de Aracaju, que foi apagado com muito esforço por policiais militares e populares, ficando evidente a necessidade de se ter uma instituição especializada no combate a incêndio.

A instituição tem hoje um efetivo de 656 militares e conta com um Centro de Ensino e Instrução, um destacamento no aeroporto e outro na via costeira, além quatro grupamentos, sendo três no interior e um na capital.