5 de maio de 2023, 09:33

Corpo de Bombeiros oferece serviços gratuitos à população durante a I edição do “Sergipe de Todos”


Publicada em 01/04/2008

Oficinas de primeiros socorros, de combate a incêndio, de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, e de salvamento em altura. São esses os serviços que o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe oferece a população durante a primeira edição do ‘Sergipe de Todos’, neste sábado, dia 29, na cidade de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano.

Na oficina de primeiros socorros, o serviço mais disputado pelas cerca de 80 pessoas que estiveram no stand na manhã deste sábado, foi à verificação de pressão arterial. O senhor Almir Vieira dos Santos, que veio de Aracaju para resolver problemas familiares, recebeu pelo menos uma boa notícia para amenizar a preocupação com a família. “Apesar dele está nervoso, a pressão arterial está em 11X8, o que é muito boa”, garantiu o sargento Ednelson Nunes, responsável pelo serviço.

Segundo o sargento, nesta sexta-feira, dia 28, um homem de 50 anos foi atendido com a pressão arterial em 22×18. “Orientamos ele a procurar um médico, imediatamente, pois, poderia ter problemas sérios de saúde”. Os militares também fizeram demonstrações de primeiros socorros em caso de acidentes. Outro serviço que atraiu a atenção da sociedade, foi a oficina de combate a incêndios, com demonstração, inclusive, de como combater um incêndio doméstico.

No entanto, nenhum outro serviço atraiu mais os curiosos do que as orientações da oficina de Gás de Cozinha. “Mostramos que a mangueira tem vencimento, qual a durabilidade da válvula, mostramos que um botijão não pode ficar deitado e que atitude tomar em caso de vazamento de gás”, explicou o tenente Zenilton Santos.

O Corpo de Bombeiros levou para o Sergipe Cidadão três veículos de resgate e 17 militares, entre oficiais e praças. Uma das viaturas era para salvamento em altura. O veículo tem uma escada de 37 metros de altura, superior a um prédio de 12 andares. A altura da escada levou dezenas de jovens a praticar tirolesa e os bombeiros aproveitaram o dia para demonstrar como é feito o salvamento em altura.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SSP-SE