24 de maio de 2023, 10:52

Corpo de Bombeiros participa do desfile cívico-militar de 7 de setembro com 300 militares


Publicada em 12/09/2022

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) participou na manhã desta quarta-feira do desfile cívico-militar de 7 de setembro em comemoração ao bicentenário da independência com 300 militares, representando as diversas áreas de atuação da corporação. A população compareceu à avenida Barão de Maruim, em Aracaju, para comemorar a data depois de dois anos sem desfile por conta da pandemia.
“Não há melhor forma de comemorar o bicentenário da Independência do Brasil do que com uma tropa renovada, com veículos novos sendo apresentados à sociedade sergipana, com a autoestima elevada. Aproveito para parabenizar a todos os bombeiros militares pela excelente apresentação realizada no desfile de hoje ”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José.
A Banda de Música do Corpo de Bombeiros, fundada em agosto de 1963, abriu o desfile da corporação. Além do Estado Maior, formado por oficiais superiores, e da guarda-bandeira, desfilaram pelotões representando as atividades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, busca e resgate com cães, busca e resgate em estruturas colapsadas. guarda-vidas e mergulhadores.
Depois da tropa, houve o desfile de viaturas. Entre elas de combate a incêndio, busca e salvamento, embarcação, Unidade de Resgate (ambulância) e Auto Plataforma Aérea (APA), que alcança 56 metros de altura. A Auto Escada Mecânica, adquirida em 1986 e que já não está em atividade, foi a última a desfilar, como parte importante da história da corporação.
O soldado Vitor César desfilou pela primeira vez pelo Corpo de Bombeiros e trouxe a esposa e o filho para assistir. “A experiência de ser bombeiro está sendo maravilhosa. É gratificante demais quando você consegue resgatar uma vítima. Fico muito feliz com o serviço e com desfile, porque é importante os militares estarem na avenida para mostrar à população o seu trabalho”, disse.
Mas a presença dos bombeiros chamou a atenção não somente dos familiares. Os filhos de Robson Rodrigues, Davi de 8 anos e Neto de 5, fizeram questão de tirar uma foto com os soldados do fogo. “Desde pequeno eu já vinha para o desfile com os meus pais e hoje trago meus filhos. É um dia muito importante para o brasileiro e meu filho Neto é apaixonado pelo Corpo de Bombeiros”, contou.
Atualmente o efetivo da corporação é de 750 bombeiros e as unidades operacionais estão localizadas nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá. A frota da instituição conta com 45 veículos operacionais, sendo que esse ano de 2022 foi marcado pela sua renovação, com aquisição de 14 novas viaturas.

Fotos: Sargento Fernandes

Por Ascom/CBMSE