10 de maio de 2023, 10:07
Corpo de Bombeiros: população é treinada para agir em casos de catástrofes
Publicado em 15/02/2011
Formação de uma cultura preventiva e reativa. Esse é o principal objetivo do programa “Bombeiro Comunitário”, elaborado pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe. A iniciativa implanta, através de oficinas, o serviço voluntariado, proporcionando aos membros das comunidades beneficiadas condições de apoiarem as forças de segurança pública e defesa civil durante sinistros como inundações e enchentes.
“A idéia da criação desse programa em Sergipe surgiu após visitas as Corporações dos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, onde existem iniciativas similares. O Programa tem como objetivo implantar o serviço voluntário de bombeiro, e assim propiciar a moradores a condição de apoiarem diretamente esse serviço público, oportunizando a formação de uma cultura preventiva e reativa”, explicou o diretor de ensino e instrução do Corpo de Bombeiros, coronel João Anselmo Alcântara.
O Corpo de Bombeiros de Sergipe é a primeira corporação do Nordeste a colocar em prática essa iniciativa. Desde o dia 19 de novembro de 2010 está em andamento a primeira edição do programa, beneficiando a população do município de Tobias Barreto. O treinamento se estenderá até o dia 3 de março deste ano.
“Vamos formar cerca de 60 bombeiros voluntários que estarão aptos a trabalharem juntamente com os bombeiros militares em casos de sinistros ou catástrofes que por ventura aconteçam na região de Tobias Barreto. A iniciativa também visa aumentar a interação entre o Corpo de Bombeiros e a população sergipana”, explicou Alcântara.
Parceria
O programa funciona em forma de parceria, onde os governos municipais interessados ficam a cargo de toda a logística do curso, como local para as instruções e alimentação, e o Corpo de Bombeiros tem como contrapartida a disponibilidade dos instrutores para a formação dos bombeiros comunitários. Após a cidade de Tobias Barreto, o programa está sendo discutido para ser implantado nas cidades de Lagarto e Simão Dias. Mais informações sobre o programa através do telefone: (79) 3179-36-06 com o coronel João Alcântara.