16 de maio de 2023, 09:54

Corpo de Bombeiros prestigia mulheres em sua homenagem


Publicada em 19/03/2017

 

Na manhã desta terça-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, realizou um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, objetivando ressaltar a importância da mulher na sociedade, bem como o valor do seu efetivo feminino na corporação. A solenidade contou com a presença dos militares do CBMSE, que foi presenteado com atrações musicais, estética e brindes em sua homenagem.

Dentre as atrações musicais, se apresentaram no palco do auditório do quartel do comando central (QCG), a sargento Sheila Matos, saxofonista e integrante da banda de música do Corpo de Bombeiros, além da cantora Amanda acompanhada pelo músico Sena, capitão da reserva do BM.

A manhã também foi marcada por palestras e vivências apresentadas pela astróloga Raquel Cintra e a estudante de psicologia Noely Lemos. O efetivo presente também pôde desfrutar de massagens, acupuntura auricular, reiki, fitoterapia, cuidados com a pele, dentre outros.

Para a capitã BM Jeane Lisboa, o 8 de Março é um dia expressivo para todas as mulheres do mundo. E as mulheres do Corpo de Bombeiros não podem se furtar em tornar um dia relevante, tendo em vista a aceitação e a afirmação de toda luta que as mulheres tiveram, para que hoje estivessem na ocupação em que estão. “Hoje sou capitã do bombeiro, porque várias mulheres lutaram e deram suas vidas para que eu pudesse estar aqui hoje. Então temos a obrigação moral com essas mulheres e me sinto muito orgulhosa em poder afirmar isso e dizer que o espaço é nosso, e estamos aqui para assumi-lo com toda competência e dividir em igual condição com o homem”, enfatizou a capitã.

Representantes de outras instituições, também marcaram presença durante o evento, como a capitã Manuela Gomes da Polícia Militar de Sergipe; a  2º tenente Thaiza de Souza, da Capitania dos Portos de Sergipe; a 1º sargento Svetlana Barbosa, da Associação Integrada de Mulheres da Segurança Pública de Sergipe (Asimusep); a policial civil Jô Pachi, diretora do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol/SE); a senhora Záira Freitas, coordenadora assistencial do Centro de Referência da Mulher; e ainda o deputado estadual capitão Samuel, prestigiou a solenidade.

 

•    I Encontro Nacional de Bombeiras Militares

 

 

Cinco militares femininas, juntamente com o comandante geral do CBMSE, coronel Eduardo Carlos Santos Pereira, também enalteceram com as suas presenças, o I Encontro Nacional de Bombeiras Militares (I ENBombeiras). O evento conta com a participação de aproximadamente 250 bombeiras militares de todo país e ocorre durante o período de 07 a 09 de março, na cidade de Maceió/AL.

O evento, que ocorre durante a semana que homenageia o dia Internacional da Mulher, tem por finalidade valorizar o trabalho ocupado por militares do sexo feminino, que quebraram vários paradigmas e mesmo com tantos preconceitos, conquistaram espaço, funções, cargos e comandos.

Além da apresentação de palestras, oficinas operacionais, trabalhos científicos e mesas redondas com profissionais de vários estados, o I ENBombeiras realiza entre suas atividades a competição operacional Bombeira de Garra, que tem por objetivo valorizar e demonstrar a capacidade feminina no exercício da profissão.