19 de maio de 2023, 10:29

Corpo de Bombeiros realiza aula inaugural do Curso de Formação de Soldados


Publicado em 08/02/2021

Na manhã desta segunda-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) realizou a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados (CFSD) do ano de 2021. A solenidade aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI), em Aracaju, e contou com a presença de familiares dos alunos e autoridades militares.

“É um dia de extrema felicidade para a instituição, que consegue agregar 73 novos integrantes para servir ao povo sergipano. É um momento importante, que estamos iniciando a quinta turma de soldados e em breve teremos a primeira turma de oficiais formados aqui em Sergipe, que está no segundo ano. Nossa missão como bombeiros é de vidas alheias e riquezas salvar. Levem esse lema com vocês. Não é só passar no concurso, envolve estudo, comprometimento, esforço e resiliência. Sejam muito bem-vindos”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José.

Durante a solenidade, o chefe do Departamento de Ensino e Instrução, tenente-coronel Douglas Farias de Moraes, fez uma palestra sobre as características da formação militar e apresentou a equipe que vai trabalhar no CFSD. “É uma equipe extremamente qualificada para a formação de bombeiros militares que estará acompanhando os alunos durante todo esse período do curso”, apontou.

Sonhos

A solenidade marcou não só o início de um curso, mas também da realização de sonhos. “Eu vi nesse concurso a possibilidade de realizar meu sonho. Desde pequena eu sempre quis ser militar”, falou a aluna de soldado Nadine Bittencourt.

Sonho compartilhado pela mãe, Maria Helena. “Eu estou muito emocionada. Quando olhei ela entrando de farda, passou um filme na minha cabeça. Eu pensei: minha filha chegou onde ela queria, que era ser militar. Eu estou muito feliz por esse momento. A sensação é de dever cumprido e orgulho de ver minha filha como aluna do Corpo de Bombeiros”, disse.

Sonhos que também são passados de pai para filho. O aluno de soldado Gustavo Santana Santos é filho e neto de bombeiro. “É uma emoção que eu nunca tinha sentido. Eu penso em honrar meu pai e meu avó. Hoje eu percebi que é isso que eu quero”, afirmou.

“Meu pai hoje com 96 anos me orientou para seguir a carreira e da mesma forma fiz com meu filho e estou vendo isso agora se tornar realidade”, contou o pai de Gustavo,  coronel da reserva e ex-subcomandante do CBMSE, Ionaldo dos Santos.

Por Dinah Menezes
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes