16 de abril de 2025, 17:49
Corpo de Bombeiros realiza evento “QuarTEA: vamos falar de autismo no quartel?”
Programação incluiu debates e lançamento de uma Cartilha de Atendimento Emergencial a Pessoas Autistas
Um dia de debates sobre o autismo e lançamento de uma Cartilha de Atendimento Emergencial a Pessoas Autistas. Assim foi a quarta-feira (16), no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). A corporação realizou a segunda edição do evento “QuarTEA: vamos falar de autismo no quartel?”, em alusão ao mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista. O evento foi aberto ao público em geral, com palestras ministradas por profissionais de diversas áreas no auditório do Quartel Central, em Aracaju.
“Esse é um evento realizado com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Segurança Pública, que tem como objetivo promover a inclusão. Que possamos ter um olhar diferente no atendimento às ocorrências envolvendo pessoas com transtorno do espectro autista, que seja feito de forma acolhedora, promovendo um serviço de qualidade à sociedade. Quero parabenizar a tenente-coronel Yana Thalita e a subtenente Lígia Santana, bem como toda a equipe envolvida para concretizar esse importante evento”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso.
No período da manhã, foram abordados os temas “Entendendo o autismo” pela psicóloga Beatriz Oliveira, “Direitos das pessoas autistas” pela advogada Priscila Boaventura, além de “Respostas Rápidas e Inclusivas: Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para bombeiros” pela fonoaudióloga Cristina Esteves. Foram apresentadas ainda as pranchas de comunicação alternativa que serão utilizadas no serviço operacional, pela subtenente Lígia Santana e sargento Perla Vieira.
“A gente precisa falar sobre a abordagem de pessoas com necessidades complexas de comunicação na segurança pública. Precisamos criar mecanismos, romper essas barreiras e levar essa acessibilidade, garantir o direito à comunicação dessas pessoas. E o Corpo de Bombeiros está adotando as medidas para uma comunicação mais assertiva e humanizada”, disse a subtenente Lígia.
Já no período da tarde, o major Murilo Sinque, do Corpo de Bombeiros do Paraná, ministrou palestra com o tema “Boas práticas no atendimento a emergência a pessoas autistas no estado do Paraná”. O evento foi encerrado com a apresentação da Cartilha de Atendimento Emergencial a Pessoas Autistas e a Instrução Normativa da corporação sobre o tema, pela tenente-coronel Yana Thalita.
Por: ASCOM/CBMSE