25 de setembro de 2024, 12:42
Corpo de Bombeiros realiza evento voltado à campanha Setembro Amarelo
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), através do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO), realizou na amanhã desta quarta-feira (25) um evento voltado à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio. Tendo como público os militares da corporação, duas palestras foram ministradas no auditório do Quartel Central. A psicóloga Mônica Silveira tratou do tema “Prevenção: cuidando da saúde mental” e a fisioterapeuta Carla Souza falou sobre “Comunicação não violenta”.
“Nós militares trabalhamos muito a nossa parte física, mas muitas vezes esquecemos da saúde mental. Essas palestras são muito pertinentes para que nós possamos de forma assertiva e preventiva trabalhar com esse tema, trazendo pessoas com grande conhecimento para repassar para a nossa tropa. São conhecimentos que serão importantes tanto na vida pessoal quanto na nossa atuação no atendimento a ocorrências de tentativa de suicídio. Quero parabenizar a Diretoria de Gestão de Pessoal e NSO por essa iniciativa”, afirmou a subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza.
A psicóloga Mônica Silveira apontou algumas formas de aumentar os fatores de proteção. “Aumentar o contato com familiares e amigos. Buscar e seguir tratamento adequado para doenças mentais. Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais. Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado, reduzir ou evitar o uso de álcool”, destacou ela, entre outras medidas.
A importância de estabelecer conexões com as pessoas também foi abordada na palestra da fisioterapeuta Carla Souza. “Olhar para a outra pessoa como um ser humano. É sobre essa humanidade que fala a comunicação não violenta. Saber que nós precisamos uns dos outros e fomos feitos para nos conectar. Isso é possível com uma comunicação aberta e franca, com interesse sincero pelo outro, comunicando também nossos sentimentos e necessidades. Através disso, a gente consegue construir relações produtivas e saudáveis”, disse.
A coordenadora do NSO, capitã Rosângela Gomes, ressaltou algumas ações do setor voltadas aos militares da corporação e familiares. “Além dessas palestras, estamos indo a todas as unidades para fazer rodas de conversa sobre esse tema tão importante. O Núcleo está disponibilizando atendimento psicológico para cônjuges e filhos a partir de 14 anos. Temos ainda clínicas que atendem os militares através de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública nas áreas de psicologia, fisioterapia, psiquiatria e nutrição. Também disponibilizamos plantões psicológicos. Tudo isso para que o militar possa estar se cuidando e basta entrar em contato com o Núcleo para ter acesso”, concluiu.
Por: ASCOM/CBMSE