23 de maio de 2023, 10:45

Corpo de Bombeiros realiza “Projeto Verão” visando a prevenção de afogamentos


Publicada em 12/02/2022

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vai realizar de 13 a 16 de fevereiro o “Projeto Verão 2021”. Visando orientar a população sobre ações preventivas para evitar afogamentos, a instituição irá reforçar o número de guarda-vidas durante esse período, em vários locais no Estado. “Nós temos a previsão de um fluxo maior nas áreas de banho, porque além de estarmos no verão, tem uma frequência maior de turistas, as escolas não estarão funcionando, outros setores estarão fechados. Vamos aumentar o número de guarda-vidas em determinadas áreas que são mais frequentadas”, afirmou a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maria Souza.

Segundo a diretora, serão  68 bombeiros a mais atuando nesse período, além do efetivo empregado no serviço normal. Os militares envolvidos na operação atuarão na grande Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Campo do Brito e Telha. “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, evitando que os acidentes aconteçam. A prevenção é melhor caminho para salvar vidas. Só em janeiro, primeiro mês do ano, mesmo com alguns períodos de chuva, nossos guarda-vidas realizaram 48 atendimentos”, apontou.

Ela explica como será a atuação dos guarda-vidas. “Eles identificam os locais de risco e sinalizam, além de realizar o trabalho de orientação no contato direto com as pessoas. Outro tipo de ocorrência muito comum nesses períodos de locais de banho cheios são com crianças perdidas. Orientamos que as crianças usem uma pulseira de identificação, com nome e telefone de um responsável”, conclui a diretora.

Orientações para evitar afogamentos

•    Quando for entrar na água o limite seguro é a linha da cintura

•    Crianças devem estar sempre acompanhadas

•    A ingestão de bebidas alcoólicas pode significar um risco à vida quando associada a banho de mar, rio, etc

•    Evite o uso de boias e outros objetos infláveis que trazem uma falsa sensação de segurança, podendo levar a um afastamento da margem, secar ou furar, colocando em situação de risco;

•    Obedeça as sinalizações dos guarda-vidas. Bandeiras vermelhas representam local de risco para banho;

•    Caso presencie um afogamento, acione imediatamente os guarda-vidas da região ou ligue 193 (Corpo de Bombeiros). Se possível, jogue um objeto flutuante para a vítima, como uma boia ou garrafa pet, desde que não se coloque em risco, tornando-se uma possível vítima. Essa atitude poderá ajudar até a chegada do socorro especializado.