30 de março de 2023, 12:27

Corpo de Bombeiros realiza trabalho de fiscalização e orientação em lojas do Centro Comercial de Aracaju


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), realizou um trabalho de fiscalização e orientação em lojas do centro comercial de Aracaju, Foram fiscalizados 120 estabelecimentos, nos dias 28 e 29 de março. Participaram da operação militares que atuam no Setor de Fiscalização e Vistoria da capital e alunos do Curso de Formação de Oficiais do CBMSE, que estão realizando estágio no setor.

Esse trabalho teve um caráter educativo. Nosso objetivo foi diagnosticar possíveis irregularidades nas edificações e orientar aos proprietários das lojas sobre a importância da prevenção, diminuindo assim potenciais riscos de ocorrências de incêndio e pânico”, afirmou o Chefe do Setor de Fiscalização e Vistoria, capitão Marcos Lima,

Ele explicou a importância desse trabalho de prevenção no local. “No centro comercial de Aracaju existem muitos prédios antigos, com as instalações elétricas expostas e deterioradas. Além disso, muitas dessas lojas armazenam materiais inflamáveis, com uma carga de incêndio considerável. Nessas edificações não há um isolamento de risco, as construções são bastante próximas, o que pode aumentar a proporção em caso de incêndio. Nosso objetivo é resguardar a vida e os bens da população”, apontou.O bombeiro comentou ainda a situação encontrada durante as fiscalizações. “Encontramos lojas que não possuíam os equipamentos de segurança necessários contra incêndio, como por exemplo extintores, sinalização de abandono, saída de emergência e luminárias de emergência. Elas foram notificadas e foi estabelecido um prazo determinado para o proprietário regularizar o estabelecimento, evitando dessa forma sanções administrativas”, concluiu.

Segundo ele, as fiscalizações foram iniciadas pelos estabelecimentos comerciais classificados como baixo e médio risco de incêndio. Conforme a Instrução Técnica 42/2020-CBMSE, são edificações com área total construída abaixo de 750 m², enquadradas no Processo de Regularização Simplificado.

Por: ASCOM/CBMSE