23 de outubro de 2025, 13:06

Corpo de Bombeiros recebe Selo ODS Sergipe 2025


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu, nesta quinta-feira (23), no auditório do Tribunal de Justiça, em Aracaju/SE, o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Sergipe 2025, concedido a práticas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, das cidades e do meio ambiente. O objetivo da iniciativa é promover e fomentar práticas que contribuem para a implementação da agenda 2030, um plano de ação global estabelecido pelos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).

O reconhecimento ocorreu em virtude das ações de viés socioambiental do Projeto SOS Abelhas, que é uma proposta humanizada e ecológica do CBMSE ao alto número de ocorrências de controle de insetos atendidas pela corporação. As ações são desenvolvidas em conjunto com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e Associação Sergipana dos Apicultores (ASA) e tem um cunho preventivo, com a instalação de caixas iscas em locais estratégicos e captura ativa feita pelos apicultores voluntários, garantindo maior segurança à população, o resgate seguro dos enxames e fomento da cadeia produtiva de mel.

O alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um apelo da ONU e entidades parceiras para erradicação da pobreza e da fome, proteção do meio ambiente e preocupação com diversos temas que envolvem a sociedade, dentre eles saúde, educação, saneamento, trabalho, inovação, sustentabilidade e justiça. Para a diretora adjunta de Planejamento, tenente-coronel BM Jeane Lisboa, a entrega do Selo demonstra o compromisso do Corpo de Bombeiros com questões sociais, econômicas e ambientais.

“Esta é a primeira vez que o Corpo de Bombeiros recebe o Selo e concorre ao Prêmio Boas Práticas ODS Sergipe 2025, concedido aos projetos com maior destaque e maior pontuação dentre os ganhadores do Selo ODS. A proposta que enviamos tinha foco principal o ODS 15 do Eixo 2 (Planeta), de recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e deter a perda da biodiversidade, e como focos secundários o ODS 12 do Eixo 2, de estabelecer padrões de produção e de consumo sustentáveis, e o ODS 8 do Eixo 3 (Prosperidade), que procura empreender um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, com uma economia de emprego pleno e decente para todos. Nosso projeto é pautado na preservação de polinizadores e manutenção de serviços ecossistêmicos, com a substituição de extermínio de abelhas por aproveitamento econômico e cadeia produtiva local de mel, própolis, cera e pólen”, explica a tenente-coronel Jeane.

Segundo a conselheira nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e coordenadora geral do Movimento Nacional ODS Sergipe, Sandra Sena, concorreram ao edital 297 projetos, dos quais 97 foram selecionados. “A prática do Corpo de Bombeiros é bem interessante, pois preserva a vida no planeta. As abelhas são polinizadoras e necessárias para as culturas alimentares. A comissão avaliadora, composta por coordenadores de vários estados do país, como Mato Grosso, São Paulo, Bahia, Ceará e Pernambuco, avaliaram o alcance social, o alcance ambiental e vários outros critérios estabelecidos pelo Movimento ODS, de alinhamento às metas de inovação, impacto social, abrangência e replicabilidade”, ressalta a coordenadora.

Fonte: Ascom/CBMSE