10 de maio de 2023, 10:18

Corpo de Bombeiros traz novidades no planejamento operacional do Forro Cajú 2011


Publicado em 16/06/2011

 

 

 

 

 

 

 

O corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) apresentou nesta quarta-feira, 15, o Planejamento Operacional que será implementado durante a edição 2011 do Forró Caju que acontece no período de 17 à 29 de junho na praça dos mercados centrais de Aracaju. Na manhã desta quinta-feira, 16, uma equipe da diretoria do Comando de Operações do Bombeiro (COB) esteve no local da festa para a realização de uma vistoria geral.

Por dia será empregado um efetivo de 20 bombeiros militares que irão dispor de um veículo autotanque com capacidade de 48 mil litros de água, um caminhão de combate a incêndio com 5 mil litros de reserva de água, uma viatura de combate a incêndio e salvamento com 2.500 litros de reserva, além de embarcações que farão o trabalho de prevenção de afogamento no estuário do rio Sergipe.

De acordo com o diretor do COB, tenente-coronel Roberto Wagner, o Corpo de Bombeiros está pronto para atuar durante o evento, caso solicitado, no combate à incêndio, salvamento terrestre, salvamento aquático e nos serviços de atendimento pré-hospitalar. “O nosso planejamento dividiu o local da festa em três setores: setor A, que corresponde a região do palco Gerson Filho; setor B, relativo a área em torno ao palco principal, batizado de Luiz Gonzaga; e setor C, onde estarão montadas as barracas de comidas e bebidas, além dos restaurantes”, explicou o oficial superior.

Novidades

Esse ano o Corpo de Bombeiros traz muitas novidades. A primeira diz respeito ao trabalho de prevenção de afogamentos que será realizado pelos militares lotados no Grupamento Marítimo (GMAR). As seis saídas de emergência localizadas em pontos estratégicos serão identificadas com balões, que poderão ser visualizados facilmente. Outra novidade é a presença de bombeiros nos postos elevados de observação juntamente com policiais militares.

Nesta edição o Corpo de Bombeiros ficará responsável pelo controle de público. Nesse caso, quando a capacidade de lotação chegar ao limite a Polícia Militar e a Guarda Muncipal de Aracaju serão avisadas por um oficial bombeiro para que os portões que dão acesso a festa sejam fechados.

“Outra novidade é o projeto de controle de pânico que será empregado nos grandes enventos de Sergipe. A iniciativa envolve todos os órgãos de segurança pública e é baseada em um sistema com regras previamentes decididas, onde cada instituição já sabe como agir em caso de situação de pânico, exigindo uma evacuação rápida”, explicou Wagner.

Recurso audiovisual

Durante os intervalos dos shows será exibido nos telões localizados nas extremidades do palco Luiz Gonzaga um video institucional produzido pelo Corpo de Bombeiros com dicas aos forrozeiros de como se comportar em caso de pãnico. No recurso audiovisual, são divulgadas as áreas de saída de emergência e rotas de fuga por exemplo.