29 de maio de 2024, 10:48

Corpo de Bombeiros vai empregar efetivo de mais de 300 militares durante os festejos juninos


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) vai empregar um efetivo de 310 militares durante os festejos juninos de 2024. O planejamento operacional da corporação foi apresentado na manhã desta quarta-feira (29), no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), em Aracaju. Em entrevista coletiva, foram divulgados os planejamentos dos órgãos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e lançada a nova edição da campanha “Se avexe não”, voltada à prevenção nesse período junino.

“Teremos mais de 300 bombeiros escalados extraordinariamente, além dos que estão de plantão nos quartéis, para garantir que tanto a sociedade sergipana quanto os turistas possam aproveitar os festejos juninos do nosso Estado com tranquilidade e segurança. Serão disponibilizadas equipes prontas para atuar no combate a incêndio, busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar.

Contamos ainda com equipamentos, com viaturas e drones para esse trabalho. Estaremos presentes tanto nos festejos da capital quanto do interior, em municípios como Nossa Senhora do Socorro, Areia Branca, Rosário do Catete, Capela, entre outros”, afirmou a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza.

Ela ressaltou ainda que a atuação da corporação se inicia antes mesmo dos festejos. “A nossa Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) faz as análises dos projetos de eventos, no que se refere às normativas contra incêndio e pânico. Após a montagem da estrutura, são feitas fiscalizações no local para verificar o cumprimento de tudo que foi previsto no projeto, para só então acontecer a liberação. Além dos eventos, a Diretoria atua também na liberação de barracas de fogos, que também precisam seguir normas de segurança”, explicou.

A corporação atua ainda na prevenção de acidentes envolvendo fogos, através do Projeto São João Seguro. “Como o público infantojuvenil é vulnerável no que diz respeito a acidentes com fogos, levamos às escolas públicas e particulares orientações de forma lúdica tanto sobre prevenção,

quanto primeiros socorros. Além disso, essa comunidade escolar acaba sendo multiplicadora desses conhecimentos na sociedade”, concluiu.

Dicas de segurança para os festejos juninos

Adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados

Respeite a faixa etária indicada nos fogos

Crianças devem estar sempre acompanhadas de adultos quando forem soltar fogos e onde houver fogueira

Não guarde fogos nos bolsos

Não pular fogueira e evitar acender com líquidos inflamáveis

Utilizar equipamentos de segurança como luvas e óculos

Não tente reacender os fogos que falham

Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam

Não soltar fogos em locais fechados, próximo a pessoas, animais, veículos e rede elétrica

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: SSP?SE