12 de novembro de 2025, 12:29

Corpo de Bombeiros vai empregar efetivo de mais de 420 militares no Pré-Caju 2025


O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) vai empregar um efetivo de 426 militares durante o Pré-Caju 2025, que acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, na orla da Atalaia, em Aracaju. O planejamento operacional foi apresentado em entrevista coletiva junto às demais Forças de Segurança, Saúde, Logística e Infraestrutura do evento. A coletiva aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), no Centro de Convenções de Aracaju.

“Esse efetivo de 426 militares foi escalado extraordinariamente. Além disso, contamos com duas unidades operacionais localizadas na extensão do percurso, que estarão diuturnamente trabalhando com as equipes reforçadas. Serão empregadas 21 viaturas como de combate a incêndio, busca e salvamento, moto-aquáticas, ambulâncias, entre outras. A cada ano estamos evoluindo nas nossas ações, com viaturas, equipamentos, tecnologia, com um efetivo cada vez preparado, com o objetivo de que as pessoas possam aproveitar a festa com segurança e alegria”, afirmou a subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Maria Souza.

A coronel ressaltou ainda que as ações da corporação já foram iniciadas. “Antes mesmo da festa começar nossas equipes da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) deram início ao trabalho de prevenção nos bares, hotéis, pontos comerciais que estão no percurso do Pré-Caju, realizando vistorias com relação à prevenção contra incêndio e pânico”, explicou.

A prevenção com relação a locais de banho também foi reforçada. “Estaremos reforçando o número de guarda-vidas, porque nesse período esperamos uma maior concentração de banhistas, tanto de sergipanos quanto de turistas. Daremos uma atenção especial à região dos lagos, com equipes atuando de forma preventiva visando evitar acidentes nesses locais”, apontou.

Ela concluiu explicando como foi desenvolvido o planejamento operacional. “Ele foi feito baseado em ocorrências que podemos nos deparar na área como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, mal súbito, acidentes automobilísticos, entre outros. Dividimos o percurso em três áreas e a partir da análise de riscos decidimos onde alocar bombeiros, equipamentos e viaturas”.

Por: ASCOM/CBMSE