18 de maio de 2023, 10:40
Crianças do Centro de Excelência Vitória Santa Maria visitam os bombeiros
Publicado em 26/08/2019

Nesta segunda (26), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) recebeu uma visita de 12 alunos da Escola Vitória Santa Maria, especializada em desenvolver trabalhos com crianças e adolescentes com deficiência, transtornos ou altas habilidades e superdotação. A visita teve como objetivo fazer com que os estudantes conhecessem o dia a dia dos profissionais bombeiros, já que muitos deles, desejam se tornar um soldado de fogo. Além disso, praticar a socialização entre os estudantes e algumas instituições.
O 2º tenente Edmilson dos Santos diz o quanto essas visitas são importantes, não só para as crianças, mas também para os próprios bombeiros, uma vez que sentem-se muito agradecidos pelo reconhecimento. “É uma grande satisfação, pois é mais uma forma de mostrar nosso trabalho e os tipos de atividades que nós desempenhamos em prol da sociedade. Eles têm a oportunidade de conhecer nossos equipamentos, nosso quartel. É sempre bom tirar dúvidas, mostrando atividades que eles nem imaginam que o Corpo de Bombeiros desempenha”, completa o tenente.
A professora do Centro de Excelência, Adriana Guerra, comenta sobre a necessidade de retirar os alunos da sala de aula para o quartel dos bombeiros. “A sala de recursos trabalha dando suporte aos alunos com deficiência, transtornos e altas habilidades e superdotação. Fazemos um trabalho tentando focar nas necessidades, desenvolvendo as potencialidades e identificando as áreas de interesse de cada um. Alguns deles têm interesse em ser bombeiro, então trouxe-os aqui para que eles possam aprender na prática essas atividades, para assim conhecerem o universo dos bombeiros, despertando o interesse, e quem sabe um dia serem inseridos na corporação”, relata a professora.
Giovana Miranda, estudante do Centro de Excelência, ficou muito feliz e satisfeita ao conhecer um pouco sobre a rotina dos bombeiros. “Foi uma experiência nova e muito importante, pois quem sabe podemos nos tornar bombeiros. Estou vendo que é muito difícil, algumas coisas são muito pesadas, e apesar de ver nos filmes que os carros são grandes, pessoalmente vejo que é maior. Eles usam muita quantidade de água, e descobri também que eles não salvam só apenas pessoas em incêndio, mas em afogamento. Eu achei muito interessante, experiência maravilhosa”, finaliza Giovana.







Por: Flávia Barreto