9 de maio de 2023, 09:50
Crianças e adolescentes da APADA/SE participam da última semana do Projeto Golfinho 2009
Publicado em 19/01/2009
Por
Dinah Menezes
Não foi preciso entender a Língua Brasileira dos Sinais (libras) para saber o que estava passando pela cabeça das 17 crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada-SE) durante a manhã desta segunda-feira, dia 19 de janeiro, última semana do projeto Golfinho 2009. As carinhas de felicidade dispensavam qualquer sinal complementar e a falta da audição foi só um detalhe que não impediu que eles aproveitassem cada minuto.
Leonardo Melo foi um deles. Com a ajuda da professora Valéria do Nascimento Santana, ele contou o que mais gostou no projeto. “É muito legal. A gente passeia, aprende coisas novas e conhece outras pessoas”, disse.
A professora explica a importância da participação deles em projetos como esse. “É muito bom, porque isso é inclusão de verdade. Aqui eles sentem que são iguais aos outros. É muito prazeroso para eles e para nós essa troca de conhecimentos, essa interação”, disse.
Com 17 anos de atuação, a APADA atende há cerca de 100 crianças e adolescentes com deficiência auditiva tanto de Aracaju quanto do interior. Localizada no bairro Coroa do Meio, a instituição oferece apoio pedagógico, estimulação auditiva com fonoaudiólogo, aulas de música e capoeira. Também é feito um trabalho com a família, incluindo cursos de corte e costura, biscuit e pintura em tecido.
Saiba mais sobre o projeto Golfinho 2009
Imprimir Enviar esta notícia por e-mail _NW_MAKEPDF