16 de maio de 2023, 10:42

Curso capacita bombeiros para captura de animais silvestres


Publicado em 04/08/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi encerrado nesta sexta-feira (04), em Aracaju/SE, o Curso de Policiamento Ambiental realizado pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) marcou presença no evento com a participação de quatro militares. A capacitação, iniciada no último dia 24, teve o objetivo de qualificar os profissionais para atenderem demandas que envolvem crimes ambientais, abarcando temáticas inerentes à atividade de bombeiros, como buscas na mata e captura de animais silvestres.

Para o chefe do Centro de Ensino e Instrução do CBMSE, tenente coronel BM Max Oliveira Meneses, a participação dos bombeiros no curso foi de suma importância para a capacitação profissional dos militares. “Apesar de ser uma área específica da polícia ambiental, nós também atuamos nela, principalmente na questão de apreensão e contenção de animais. Então aprendemos várias técnicas novas e tomamos conhecimento de novos equipamentos, que certamente iremos providenciar para a corporação. O curso foi muito válido e bastante elogiado pelos alunos”, afirma.

“Aprendemos mais sobre a fauna e flora e sobre a legislação que as protege. Conhecemos a forma de atuação da polícia ambiental e como isso pode ser agregado ao trabalho de bombeiro. Dentre as disciplinas ofertadas pelo curso, tivemos a orientação na mata, por meio de buscas, o que é muito importante para a nossa atividade. No curso, também pudemos desenvolver atividades muito corriqueiras entre os bombeiros, como a captura de animais silvestres”, explica o capitão BM Alysson Carvalho, um dos alunos inscritos no curso.

A importância do curso para o aprimoramento das ações de captura de animais também foi citada pelos sargentos BM José Cordeiro e Kleber Andrade, que participaram das instruções. Isso porque esta é uma das demandas atendidas pela corporação. No 1º semestre deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) registrou 30 ocorrências de captura de animal silvestre. Em todo 2016, os bombeiros atuaram em 71 casos desta natureza.