4 de novembro de 2022, 09:28

Departamento de Ensino do CBMSE inicia nova turma do CAS


 

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) iniciou, nesta segunda-feira (10), em Aracaju, as aulas da 2ª Turma do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2015. Previsto para ser encerrado em 23 de outubro, o curso terá 260 horas/aula e conta com 29 alunos inscritos. O objetivo é atualizar e ampliar o conhecimento dos 2° sargentos da corporação, habilitando-os para atuarem nas funções inerentes às graduações posteriores, além de aperfeiçoar o raciocínio, a expressão oral e escrita, a disciplina e a forma física.

De acordo com o chefe o Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução do CBMSE, major BM Max Oliveira Meneses, os sargentos serão capacitados para o exercício da chefia e liderança e deverão aprimorar o desempenho no serviço. “O CAS irá propiciar conhecimentos técnico-profissionais necessários ao desempenho da missão do bombeiro, conforme a legislação em vigor. Nosso intuito também é desenvolver nos alunos a dedicação ao cumprimento do dever e o senso de responsabilidade, fornecendo-lhes condições para se posicionarem de forma crítica, ética, responsável e construtiva nas diferentes atividades operacionais e administrativas”, explica.

O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos segue as diretrizes da Matriz Curricular Nacional para a Formação em Segurança Publica, dentre outras fundamentações legais. Ao todo, os sargentos cursarão dez disciplinas, que foram separadas por pesos, abrangendo as seguintes áreas temáticas: ‘Sistema, Instituições e Gestão Integrada em Segurança Pública’; ‘Cultura e Conhecimentos Jurídicos’; ‘Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador’ e ‘Comunicação, Informação e Tecnologias em Segurança Pública’.

“As disciplinas ofertadas são: Sistema de Segurança Pública; Fundamentos Jurídicos da Atividade de Bombeiro Militar; Relações Interpessoais; Treinamento Físico Militar; Documentação Técnica; Técnica de Emergência e Socorros de Urgência; Instrução e Legislação Militar; Sistema de Defesa Civil e Atuação do Bombeiro Militar Diante de Desastres; Técnicas e Táticas de Combate a Incêndio e Técnicas e Táticas de Salvamento. Ao final do curso, será realizada uma viagem de estudo”, ressalta o major Max.