24 de maio de 2023, 10:50

Dia do Soldado é comemorado pelo CBMSE com formatura de 115 novos bombeiros


Publicada em 29/08/2022

O Dia do Soldado, 25 de agosto, foi comemorado com a formatura de 115 novos integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). A solenidade foi marcada por apresentações operacionais em que os novos soldados do fogo realizaram demonstrações do que aprenderam durante sete meses de curso nas áreas de combate a incêndio, salvamento em altura, resgate com cães, operação com produtos perigosos, atendimento pré-hospitalar, entre outras. O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o governador do Estado, Belivaldo Chagas, que na oportunidade anunciou a convocação mais 80 soldados do último concurso para a corporação.

“Inicio parabenizando os novos soldados e o comando do Corpo de Bombeiros pela organização deste evento. Confesso que passei por momentos de emoção ao assistir a apresentação. Temos hoje o prazer em dizer que o nosso Corpo de Bombeiros é um dos mais organizados e bem equipados do Brasil. Não apenas no que diz respeito aos equipamentos, mas em especial aos profissionais, ao ser humano com formação técnica, conforme a apresentação que foi feita aqui hoje. Obrigado a vocês, que estão aqui por mérito. Vocês tiveram a capacidade de estudar, passar em um concurso, para poder participar ao lado dos seus familiares deste momento”, afirmou o governador Belivaldo Chagas.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, parabenizou a todos os envolvidos. “Esta foi uma pequena demonstração do que podemos fazer e do quanto estamos preparados. Quero parabenizar os formandos, os familiares e a equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa, pelo excelente trabalho que tem feito. Preciso fazer justiça nesse momento declarando nossa gratidão ao excelentíssimo Governador Belivaldo Chagas. Durante sua gestão tivemos muitos avanços na nossa corporação”, disse.

Ele apontou os avanços realizados. “Já formamos cerca de duzentos e sessenta (260) soldados, doze (12) oficiais também já foram formados aqui em Sergipe, temos outros dezoito (18) alunos oficiais em formação na Bahia, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, além de ter sido realizada a maior renovação de frota que já tivemos ao longo dos nossos quase cento e dois anos. Foram entregues para servir à população sergipana 5 unidades de resgate (ambulâncias), 7 Auto Bomba Tanques (ABT), 4 Auto Busca e Salvamento (ABS), 3 Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), além dos investimentos robustos em equipamentos de proteção individual para toda a tropa”, concluiu.

Essa é a sexta turma do Curso de Formação de Soldados (CFSD) do CBMSE, sendo a maior já formada pela corporação. O curso foi iniciado em janeiro de 2022 e contou com 1.815 horas-aula. O nome da turma foi uma homenagem ao sargento Cleber Andrade, que desde 2014 se dedica à atividade de ensino na corporação. “Fiquei muito lisonjeado com a homenagem recebida. Sei que foi fruto de muita dedicação e busca constante por conhecimentos para sempre agregar na formação de todas essas turmas que tive a oportunidade de estar como instrutor de salvamento terrestre e nessa especificamente também como comandante de pelotão”, disse o bombeiro.

A cerimônia foi acompanhada com muita emoção pelos familiares dos formandos. “Não sei nem descrever a emoção e a alegria de ver meu filho realizar um sonho. Foi difícil e satisfatório ao mesmo tempo todo esse período de curso, porque eu via que era o que ele queria e conseguiu”, contou Raquel Rodrigues, mãe do soldado Leomax Gomes.

O soldado Leomax falou sobre a importância dessa conquista. “Sempre sonhei ser bombeiro, desde criança, e contei com todo apoio da minha família. Superei meus medos e consegui. Agora espero contribuir e servir da melhor forma à sociedade sergipana”, concluiu.

Fotos: Sargento Dinah, Sargento Edmilson, Sargento Fabiano, Capitão Sena, Jeová Cardoso e Gabriel Ribeiro

Por Ascom / CBMSE