19 de maio de 2023, 09:29

Diversas ações marcam o Dia Nacional do Bombeiro no CBMSE


Publicada em 01/07/2020

O Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho, será marcado no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), pela entrega de três novas ambulâncias à corporação. A entrega simbólica acontece às 9 horas no Quartel Central, em Aracaju. Além disso, outras ações para comemorar a data foram adaptadas por conta do isolamento social, como evento com palestras online, entrega de medalhas e apresentação da Banda de Música, que acontecerá às 19 horas pelo canal do Youtube (youtube.com/cbmse).

As comemorações pela data foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (1) , com o primeiro dia da “Semana de Prevenção”, através de palestras transmitidas ao vivo pelo Instagram da corporação. O evento foi aberto com a palestra “Contenção física de paciente psiquiátrico em crise”, com Marcos Tavares, criador do método Health Security- Contenção Física Terapêutica de Paciente em Crise e Proteção.

“É um trabalho difícil, que requer muito treinamento, visando salvaguardar o paciente e a própria equipe que está realizando a abordagem. É preciso que a contenção seja firme, restringindo a movimentação. O paciente em surto tem uma força fora do comum e é preciso que a sociedade tenha essa informação. Os bombeiros são profissionais que arriscam suas vidas em prol de outras vidas, por quem eu tenho maior respeito”, afirmou Marcos Tavares.

A segunda palestra da manhã teve como tema “Etapas do ciclo operacional contra incêndio e pânico”, e foi ministrada pelo capitão Valmir Belo, do CBMSE, que deu várias informações importantes sobre prevenção, inclusive para a população em geral.

Nesta quinta-feira (2) o evento segue, desta vez com palestras voltadas exclusivamente para bombeiros militares. “Prevenção e intervenção em tentativa de suicídio (Atuação bombeiro militar)” será o tema da primeira, às 9 horas, com o tenente-coronel Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Ceará. Às 11 horas, o major João Adauto, do CBMSE, abordará o tema “Resgate de vítimas presas em situações especiais e extração em ângulo zero”. Essas palestras serão realizadas pela plataforma Google Meet e os bombeiros terão o acesso liberado à sala por meio do link https://meet.google.com/wno-hafm-drm.

Por Dinah Menezes