12 de maio de 2023, 10:41

Exposição de acervo histórico marca os 95 anos do CBMSE


Publicada em 28/09/2015

 

O início das comemorações de aniversário dos 95 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) foi marcado por uma Exposição de Acervo Histórico da corporação. Nesta segunda-feira (28), no quartel central, em Aracaju/SE, o público pôde conferir fotografias, equipamentos antigos e demais relíquias que ajudam a remontar a história da instituição.

O objetivo da Mostra foi dar visibilidade ao acervo, permitindo um resgate da memória daqueles profissionais que tanto se dedicaram à sociedade sergipana. Foram expostos capacetes das décadas de 1950, 60, 70 e 80; uniformes desde os anos 1960; esguichos e radiocomunicador da década de 1980; telefone dos anos 90; baioneta; máquinas de escrever; facas; machadinhas, propulsionador de espuma dos anos 1970 e fotografias antigas.

A Exposição foi organizada pelo 1º sargento BM Luiz Tadeu Delfino, admirador de antiguidades e que vem guardando esses materiais ao longo dos 25 anos de carreira. “Ingressei na corporação em 1990 e desde então junto tudo isso. Há dez anos, tive a ideia de criar este acervo, pois sempre achei que a parte histórica é essencial. É satisfatório poder contar a história do CBMSE por meio de objetos”, diz.

É importante observar a evolução dos materiais usados na confecção dos equipamentos, com o objetivo de garantir cada vez mais a segurança do bombeiro durante as ocorrências de combate a incêndio. Os capacetes, por exemplo, usados na década de 50, eram de aço, passando depois a ser confeccionados com papelão e, por último, com fibra de vidro, material mais resistente.

“Está prevista a criação de um museu com todo esse acervo nas instalações do quartel central do CBMSE. Isso é necessário porque muitos bens materiais se perderam na história e temos que recuperar esse tempo perdido. Um fato interessante é que não consigo encontrar as calças dos uniformes, pois a maioria dos bombeiros era muito humilde e usava as calças da farda em sua rotina fora do quartel”, ressalta o sargento Delfino.

Para o 2º sargento BM Luiz Dantas Pereira, militar da reserva remunerada que atua pelo Batalhão Especial de Segurança Patrimonial (Besp), a exposição trouxe à tona vários momentos de sua história profissional na corporação, que começou em 1980, quando o Corpo de Bombeiros era então administrado pelo município de Aracaju. “Há 35 anos, usávamos este capacete preto. Vendo tudo isso aqui exposto, bate saudade da época e percebe-se a mudança pela qual a instituição passou ao longo desses anos”, revela o sargento.

Segundo o 1º tenente BM Valter Alves, que entrou na corporação em 1991, quando ela ainda estava incorporada à Polícia Militar do Estado, sob a denominação de ‘Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de Sergipe’, a preservação da memória histórica do CBMSE é necessária e precisa ser valorizada. “Precisamos ter a memória de nossa história. Vimos tanta evolução do Corpo de Bombeiros e nos enxergamos nesse passado, nessa história. É maravilhoso poder ver tudo isso”, explica.