11 de maio de 2023, 09:03
EXPOSIÇÃO RESGATA HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS DE SERGIPE
Publicada em 01/10/2013
Na semana em que completa 93 anos de fundação o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe terá boa parte de sua história contada através de uma exposição fotográfica mostrando personagens e fatos do período que vai desde os anos 20 – década que marcou o início da Corporação -, até meados dos anos 70. O evento, que faz parte da programação alusiva ao aniversário da Corporação, acontecerá no dia 01 de outubro no Shopping Riomar, em Aracaju, a partir das 17 horas.
A exposição é um verdadeiro presente para a Corporação, que foi fundada em 1º de outubro de 1920, e também para o público em geral, que, de alguma maneira, admira o trabalho desenvolvido pelos bravos “soldados do fogo”.
Reunindo 48 imagens antigas, a exposição fotográfica faz parte do acervo reunido, após longo trabalho de pesquisa, pelo Primeiro Sargento do CBMSE Luiz Tadeu Santos Delfino.
Com 23 anos de serviços prestados à Instituição, o Sargento BM Delfino é graduando do Curso de Bacharelado em Arqueologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e um apaixonado pela profissão de Bombeiro. Este acervo é fruto de um criterioso trabalho de pesquisa que já dura mais de 05 anos e não deve parar tão cedo, ressalta Delfino. Foram inúmeras visitas ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e ao Arquivo Público. Além disso, fotos, objetos e informações também foram conseguidas junto aos bombeiros aposentados ou mesmo familiares, no caso de militares já falecidos.
Além das fotos que serão expostas, o acervo catalogado pelo Sargento Delfino reúne ainda outros objetos antigos que promovem uma verdadeira volta ao passado da Instituição, como capacetes, esguichos, facas, uniformes e outras raridades.
Ainda de acordo com o Sargento Delfino, tanto a exposição fotográfica como a organização do acervo como um todo, visam promover um resgate histórico que permita a preservação da memória daqueles que, ao longo dos anos, dedicaram parte importante de suas vidas para a defesa da vida e do patrimônio da sociedade sergipana.
Fonte: ASCOM/CBMSE