10 de maio de 2023, 11:18

“FESTEJOS JUNINOS 2013” É TEMA DE REUNIÃO DO CBMSE COM PREFEITURAS DO ESTADO


Publicado em 09/04/2013

 

Na manhã desta terça-feira (09), o CBMSE realizou uma reunião com os representantes das Prefeituras de Aracaju, Cristinápolis, Rosário do Catete, Capela, Canindé, Itaporanga d’Ajuda, Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Secretaria da Cultura do Estado de Sergipe, Diretoria Operacional do CBMSE, Comandantes dos Grupamentos e Diretor de Atividades Técnicas, objetivando definir ações preventivas com o intuito de garantir a segurança da estrutura e reduções de riscos e sinistros relacionadas às atribuições do Corpo de Bombeiros durante os Festejos Juninos 2013.

Durante a reunião foi explicada a necessidade de um planejamento prévio das Prefeituras, haja visto o atraso na apresentação dos Projetos contra Incêndio e Pânico dos eventos dos festejos juninos do Estado. O Diretor Adjunto da Diretoria de Atividades Técnicas, TENCEL Josué, explicou a necessidade de se observar as normas técnicas na montagem e desmontagens das estruturas dos eventos, nas questões relacionadas à segurança. Foi informado ainda, que a apresentação do projeto e consequente aprovação deverão ser anteriores a montagem do evento, sendo estes apresentados com 30 (trinta) dias úteis de antecedência para que seja analisado pela equipe técnica do CBMSE, obedecendo às normas de segurança contra incêndio e pânico.

Caso ocorra irregularidades técnicas no projeto, estas deverão ser sanadas para que o projeto seja aprovado; após a aprovação, este será submetido à execução e nesta fase será necessário um técnico que ficará responsável pela montagem e desmontagem da estrutura – ART da estrutura (palcos e camarotes). Havendo ainda necessidade de outro profissional, um engenheiro responsável pela ART das instalações elétricas, dos aterramentos  e das estruturas metálicas.

 

Após a montagem da estrutura será realizada uma vistoria condicionada à aprovação do Projeto contra Incêndio e Pânico, a fim de verificar in loco se a estrutura está de acordo com as normas, essa vistoria será realizada 48 horas antes da realização do evento.

O TENCEL Josué ressaltou ainda, que é de suma importância a apresentação do memorial descritivo, mesmo para pequenos eventos, bem como a planta de layout, sobre a decoração do evento. Também será necessário durante a realização da festa uma pessoal responsável, a qual deverá controlar a ocupação dos palcos e camarotes previstas no projeto, de modo a se evitar sobrecarga na estrutura, bem como o cuidado com os materiais empregados na decoração dessas estruturas de modo a não contribuir com possíveis incidentes.

Outro ponto explicado pelo Diretor Adjunto de Atividades Técnicas foi sobre o termo de interdição, comunicação as autoridades responsáveis, Ministério Público, Delegacia, responsáveis pelo evento, caso o projeto não tenha sido aprovado. O Diretor Operacional, CEL Wagner, informou que será entregue a cada prefeitura uma cartilha com todas as normas para a regularização do evento.

Em relação à parte operacional, o Diretor de Operações fez a apresentação dos Comandantes das Unidades e respectivas áreas de atuação. O Chefe da seção de Logística e Emprego Operacional da Diretoria Operacional do CBMSE, CAP Morais, iniciou a apresentação enfatizando de forma sucinta as normas de aprovação do projeto, programação das prevenções, sanções administrativas. Os critérios para realização do evento são: aprovação técnica, presença de unidade operacional, previsão de ambulância e posto médico (localização estratégica) com o médico responsável, disponibilidade de efetivo, previsão de público e solicitação prévia da prevenção em até 30 dias da data do evento. Foi apresentada a estrutura logística das prevenções, disponibilização de Rádios e HT’s, lanches, Posto de Comando, alojamento e refeições para os locais onde não existem Unidades de Bombeiros.

O Diretor Operacional apresentou um vídeo do CBMSE sobre as medidas de segurança e evacuação do público para os grandes eventos. Outro ponto citado pelo Diretor Adjunto da Diretoria de Atividades Técnicas é a observância das normas de segurança sobre a queima de fogos de artifício e sua fabricação, tais como: memorial descritivo do ponto de revenda, documentação específica, teor explosivo, ponto de queda, área a ser isolada, extintores de incêndio nos determinados locais, com o intuito de se evitar incidentes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, por fim, esclarece que todas essas medidas tem por finalidade a segurança da população, através de ações preventivas, para que os Festejos Juninos 2013 ocorram dentro da normalidade, evitando o máximo os incidentes.

 

Fonte: ASCOM CBMSE