16 de maio de 2023, 09:56
Formatura do Corpo de Bombeiros marca promoção de oficiais
Publicada em 21/03/2017
A manhã desta terça-feira (21) foi marcada pela solenidade de promoção de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), e na oportunidade, o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, assinou o projeto de lei que fixa o efetivo do CBMSE e autorizou a reforma do imóvel, que será a sede do Centro de Ensino, Pesquisa e Instrução, onde serão realizados os cursos de formação e aperfeicoamento dos militares desta instituição.
Durante a solenidade foram promovidos 03 militares ao posto de segundo tenente, 02 ao posto de primeiro tenente, 01 ao posto de capitão, 01 ao posto de major, 01 ao posto de tenente-coronel e 01 oficial galgou o último posto, sendo promovido a coronel. As promoções foram retroativas ao dia 25 de dezembro do ano passado e atendeu ao previsto na Lei Estadual nº. 2.101, de 11 de outubro de 1977, que regulamenta a promoção de oficiais da Corporação.
Durante o seu discurso, o coronel Eduardo Carlos Pereira Santos, comandante geral do CBMSE deu ênfase ao déficit de efetivo na corporação, que está acentuado, principalmente, nas bases do ciclo de praças e oficiais, a saber existe apenas 2,88% na graduação de soldados combatentes e inexiste militares no posto de 2º tenente combatente. “Esse é um dado importante e preocupante, pois converge para um diagnóstico precoce de que a tropa está se posicionando num desgaste por um processo natural de tempo, sem que haja uma reposição necessária, regular e pontual no sentido de oxigenar e equilibrar a força no trabalho conjunto”, ressaltou o comandante.
O governador do Estado, Jackson Barreto, destacou a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade sergipana, e que apesar das dificuldades financeiras em que o Estado tem passado, é de extrema necessidade um concurso público para a continuidade dos serviços dessa corporação.
Ao término da formatura, todos os promovidos receberam o tradicional banho de batismo, que simboliza a ascensão na carreira dos bombeiros militares e o início de um novo ciclo de conquistas no âmbito profissional.
Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Batista dos Santos Júnior; o secretário de Comunicação, Sales Neto; os deputados estaduais Capitão Samuel e Goretti Reis; o capitão dos portos, João Batista; o comandante e subcomandante geral da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), coronel Marcony Cabral e coronel Lúcio Monteiro Vasconcelos; o chefe do gabinete militar do governo do Estado, coronel Eduardo Henrique; o comandante da assessoria de comunicação da PMSE, coronel Paulo Paiva; o comandante do Policiamento Militar da capital, coronel Vivaldy Cabral; o diretor do Departamento de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMSE, coronel Silvio Aragão; o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira; o inspetor chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe, Flávio Vasconcelos; o prefeito e vice-prefeitos do município de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo e Betinho; o vereador, cabo Amintas e; o presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), George Trindade.