9 de maio de 2023, 11:25

Grupamento Marítimo terá uma novo quartel (sede)


Publicado em 04/09/2009

Trata-se de um projeto do comando do Corpo de Bombeiros para entregar, até o final do ano que vem, uma nova sede para o Grupamento Marítimo. O empreendimento de segurança vai ser construído na rua Niceu Dantas, no bairro Atalaia. A novidade é que, além das guarnições responsáveis pela prevenção de acidentes aquáticos envolvendo banhistas, o novo quartel colocará à disposição da comunidade equipes de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

O plano para a construção do quartel da zona sul já está em andamento, e já foram apresentados os projetos arquitetônicos da obra, que terá uma área construída de aproximadamente 2.000 m2 em dois pavimentos, com espaço para estacionamento de viaturas, alojamentos e refeitório. O quartel terá, ainda, uma sala de musculação para o pessoal manter um condicionamento físico apropriado para o desempenho das atividades laborais.

O custo do projeto já foi apresentado ao Comandante-Geral da Corporação, o Coronel Nailson Melo Santos, sendo que os recursos já estão garantidos, necessitando apenas de previsão orçamentária para o início da licitação, uma imposição legal à gestão dos recursos públicos.

A título de informação, desde que assumiu o comando do Corpo de Bombeiros em fevereiro de 2009, portanto, há sete meses aproximadamente, o Comandante-Geral da Corporação determinou que fossem iniciados alguns trabalhos de revitalização em diversos quartéis, como foi o caso do Quartel do Comando Geral – QCG, que recebeu uma nova pintura em sua fachada, teve a maioria dos problemas elétricos corrigidos e, sobretudo, um incremento de limpeza geral na obra inacabada, além de outras benfeitorias sensíveis. Outro setor mereceu uma atenção especial no QCG, a sala de comunicação que apresentava infiltrações e umidades recebeu revestimento cerâmico, melhorando a qualidade do ambiente para os operadores de rádio e telefone.

Nesse mesmo viés, estão os quartéis de Nossa Senhora do Socorro e o Centro de Ensino e Instrução, localizado no bairro Industrial, nos quais foram investidos cerca de R$ 30.000,00 em obras de revitalização para dar maior conforto aos bombeiros que trabalham em ambos os quartéis.

Para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, as mudanças já começaram e devem continuar nos próximos meses. “Obviamente, muita coisa ainda é preciso ser feita, mas, para sete meses de comando, é notória a evolução das condições de trabalho, seja pela aquisição de equipamentos, seja pelas condições de trabalho oferecidas. Repito, ainda falta muito… Ainda não está do jeito que eu gostaria, mas nós vamos avançar mais e mais, e para isso, peço um pouco de paciência, como é o caso do GMar, que será contemplado com a construção de um novo quartel, o primeiro da história do Corpo de Bombeiros a ser construído para tal”, declarou o Coronel Nailson.

“Mas, não para por aí não. Para o ano que vem, vamos receber mais 05 (cinco) viaturas de combate a incêndio tipo ABT (auto bomba tanque), uma carreta tipo bitrem (dois tanques de 24.000 litros) para proporcionar a manobra de um grande volume de água em incêndios de médio e grande porte, bem como 03 (três) Jet skys e 03 (três) barcos infláveis com motores de popa para salvamento. Destaco, também, a aquisição de uma plataforma mecânica de 54 metros de altura para o combate a incêndio e salvamento em edificações elevadas. Para se ter uma idéia, essa viatura traz embarcado o melhor da tecnologia mundial em termos de combate a incêndio e salvamento. O custo desse equipamento passa de 4,5 milhões de reais, uma aquisição jamais vista em outros tempos”, concluiu o Comandante.

Além dos valores destinados à construção do novo quartel do Grupamento Marítimo, o Corpo de Bombeiros receberá do Governo do Estado investimentos para aquisição de viaturas e equipamentos que chegarão aos 9 milhões de reais no biênio 2009/2010. Essa quantia foi a maior soma de investimento no Corpo de Bombeiros de todos os tempos, é a concretização de um sonho de cada bombeiro e um magnífico presente para toda a sociedade que terá seu Corpo de Bombeiros bem aparelhado para prestar um serviço ainda melhor à sociedade sergipana.