10 de maio de 2023, 09:49

GTA e unidades dos bombeiros realizam treinamento de resgate de vítimas em ambientes aquáticos


Publicada em 10/12/2010

Populares que transitavam no início da tarde desta quinta-feira, nas imediações do farol do bairro Farolândia, pararam para observar incursões da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA). As ações fizeram parte de um treinamento de salvamento em ambiente aquático que contou com a participação de bombeiros e policiais militares do GTA, Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMAR), além de socorristas.

A atividade consistiu no deslocamento da aeronave do bairro Farolândia até a região do rio Sergipe conhecida como “boca da barra”. No local foi abandonado um militar que fez o papel de vítima. “A aeronave se deslocou e efetuou a localização da vítima. Foi então lançado um mergulhador ao rio que fez a abordagem da vítima. Os dois foram então socorridos por um equipamento conhecido como pulsar, semelhante a uma grande rede, transportando-os até um local seguro”, explicou o tenente Gideão Oliveira.

O simulado, que teve duração de cerca de uma hora, contou com cerca de 20 militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Foram utilizados além do helicóptero, embarcações do GMAR e ambulâncias do Corpo de Bombeiros. “Esse tipo de treinamento é muito importante para que possamos estabelecer protocolos de atendimento de ocorrências em rios e mar”, salientou Gideão.