21 de novembro de 2024, 11:38

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizam cursos para praticantes de SUP que vão atuar no apoio aquático do Ironman


Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizaram cursos para praticantes de SUP que vão atuar no apoio aquático do Ironman, que acontece no próximo domingo (24), em Aracaju. Foram duas turmas, sendo uma no dia 25 de outubro e outra 16 de novembro, resultando em um total de 45 pessoas preparadas para o apoio aquático, voltado à prevenção de afogamentos, resgate com prancha e primeiros socorros.

“O Corpo de Bombeiros realiza o projeto Surf Salva, criado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que prepara surfistas e atletas de esportes aquáticos em geral para atuar no salvamento aquático e serem multiplicadores no trabalho de prevenção a afogamentos. No caso específico dessas turmas, havia uma demanda do evento e os centros de treinamento de SUP entraram em contato com a corporação para a realização desses cursos”, afirmou o sargento Felipe Evangelista, guarda-vidas e um dos instrutores do curso.

O treinamento tem carga horária de 6 horas-aula, com instruções teóricas e práticas. “Os participantes passam por toda a cadeia de sobrevivência do afogamento. Aprendem sobre medidas de prevenção, impactos do afogamento, treinamento de abordagem e resgate com prancha, além de atendimento pré-hospitalar voltado ao afogado. Ter praticantes de esportes aquáticos como parceiros na prevenção de afogamentos é uma estratégia que já se mostrou muito eficiente durante esses anos de projeto”, explicou.

CBMSE no Ironman

O Ironman acontece nas zonas Sul e de Expansão da capital, com 1,9 Km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. O Corpo de Bombeiros, através do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), estará presente atuando na segurança. “Como se trata de um evento de grande porte, serão empregados 24 militares, entre eles guarda-vidas e socorristas, 8 viaturas aquáticas, sendo três embarcações e cinco motos aquáticas, além de duas viaturas Auto Salvamento e uma Unidade de Resgate (ambulância)”, afirmou o comandante do Grupamento, major Adriano Vasel.

Por: ASCOM/CBMSE