1 de novembro de 2022, 10:38

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros realizaram 2352 atendimentos durante o verão de 2022


Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizaram 2352 atendimentos durante o período do verão de 2022. Foram realizadas 2289 prevenções, 26 resgates e registrados 39 afogamentos e 12 óbitos. Com relação ao verão anterior, de 2021, houve um aumento no número de pessoas que perderam a vida por afogamento, quando foram contabilizados 11 óbitos. Os dados foram registrados durante os meses do verão, de dezembro a março.

“O aumento de um óbito em relação ao ano de 2021, acende o alerta da necessidade da presença dos guarda-vidas em locais de banho (praias, rios, lagos e açudes). O trabalho de prevenção que vem sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com as prefeituras municipais, tem gerado resultados positivos. Um exemplo é a prevenção do Carnaval 2022, realizada na região sul do Estado (Caueira, Abaís e Saco), onde conseguimos zerar qualquer tipo de resgate ou afogamento naquela região, durante o período carnavalesco”, afirmou o assessor de comunicação da corporação, tenente-coronel Jairo Cruz.

Os 2289 atendimentos de prevenções são quando os guarda-vidas orientaram pessoas que estavam em locais de risco de afogamento. Os 26 resgates aconteceram quando os guarda-vidas precisaram atuar porque a pessoa já não conseguia sair sozinha do local. Além disso, 39 pessoas que se afogaram foram resgatadas pelos guarda-vidas. Com relação aos óbitos, foram registrados quatro em dezembro de 2021. Já de janeiro a março de 2022, foram registrados oito.