10 de maio de 2023, 08:41

I Semana de Atenção à Saúde do Corpo de Bombeiros é encerrada com sucesso


Publicado em 05/02/2010

 

 

 

 

 

 

 

“Eu estou muito agradecida pela oportunidade de participar de um evento como esse. Foi uma troca, mas acho que nós bombeiros fomos os mais agraciados por termos participado de momentos únicos de interação, de trabalhar o lado humano”. A declaração da soldado Lucicleide Fernandes reflete o sentimento das pessoas que participaram da I Semana de Atenção à Saúde dos Bombeiros Militares de Sergipe. O evento realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), foi encerrado nesta sexta-feira, dia 5 de março.

O evento reuniu bombeiros e familiares, além de profissionais da área de saúde e estudantes, no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi favorecer o espaço para discussão da saúde dos bombeiros e pensar estratégias de qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Nosso objetivo foi alcançado. Os participantes corresponderam às expectativas, vivenciando todas as atividades que foram propostas. Com certeza esse foi o primeiro de muitos”, afirmou o sargento Edmilson Bispo dos Santos, psicólogo especialista em saúde mental coletiva e coordenador do CAPS.

Uma vasta programação foi realizada de 2 a 5 de março. O programa SESI Cozinha Brasil realizou oficinas sobre o aproveitamento integral dos alimentos e palestra sobre alimentação saudável. Foram realizados ainda exames e diversas palestras sobre temas ligados à saúde e qualidade de vida.

As vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), dupla (tétano e difteria) e de hepatite também foram disponibilizadas para os participantes. “Acho importante ter esses espaço para vacinação, porque pelo nosso serviço nós estamos frequentemente expostos e muitas vezes deixamos de nos vacinar, então trazendo para o quartel facilita o acesso”, disse o soldado Renê Vasconcelos Silva.

Os participantes puderam ainda fazer massagens durante o evento. “Eu fiz massagem todos os dias e fiquei menos tensa, sem algumas dores no corpo que eu estava sentindo. Trouxe minha mãe, que também fez massagem e gostou muito. O evento foi muito bom e as atividades muito bem organizadas”, afirmou a sargento Givalmária Ferreira Figueirôa.

Saúde mental – A coordenadora do Centro Integrado de Apoio Psicossocial (CIAPS) da Secretaria de Segurança Pública, Iolanda Aragão, que foi uma das palestrantes, falou sobre a importância de se ter um serviço de atenção à saúde mental dos trabalhadores em segurança pública.

 

“Os profissionais que trabalham com serviço de prontidão estão submetidos a um alto nível de estresse e, por consequência, mais sujeitos a problemas de desestrutura emocional. Por isso a importância da implantação do CAPS no Corpo de Bombeiros, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção”, afirmou a coordenadora.

O Corpo de Bombeiros já está buscando um local para a implantação do CAPS, fora do ambiente de trabalho dos militares. “É fundamental que esse trabalho seja feito num outro ambiente, para que os profissionais se sintam seguros”, afirma Iolanda.

Superação – O último dia de atividades foi marcado por um culto ecumênico e palestras sobre segurança do trabalho, quando um exemplo de superação emocionou os presentes. O tenente do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Rodrigo Amaral Goulart, que já foi soldado do Corpo de Bombeiros de Sergipe, contou sua experiência de ter sido vítima de um grave acidente com a hélice de uma embarcação durante serviço.

“Eu tento tirar coisas boas mesmo de situações ruins. Espero que as pessoas aprendam com as experiências dos outros e lembrem que, enquanto bombeiros, nós temos que servir bem, mas temos que estar bem para servir”, alertou o tenente Goulart.