12 de maio de 2023, 09:16

Incêndios em vegetação nos primeiros quinze dias deste ano já superam todo o mês de janeiro do ano passado


Publicado em 21/01/2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe mostram que o número de ocorrências de incêndio em vegetação atendidas pela corporação nos primeiros quinze dias deste ano já superaram o total registrado em todo o mês de janeiro do ano passado. As estatísticas mostram que foram 162 atendimentos até o último dia quinze, cinco a mais do que o total de ocorrências atendidas pelos bombeiros durante todo o mês de janeiro de 2014, quando foram registrados 157 atendimentos de incêndio em vegetação.

Os números são obtidos com base nos dados referentes às solicitações da população via 193 e recebidas pelos profissionais do Corpo de Bombeiros que atuam no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP). O atendimento das ocorrências é feito pelas equipes do CBMSE distribuídas em sete unidades operacionais, sendo três na Grande Aracaju e outras quatro instaladas nos municípios de Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá.

O Major Carlos Alves, assessor de comunicação do CBMSE, ressalta que “A vegetação seca aliada à baixa umidade do ar contribui para o surgimento dos focos de incêndio em vegetação. Bem como através da ação humana por meio de queimadas descontroladas e o descarte de pontas de cigarro às margens de rodovias, são fatores que contribuem para o surgimento dos focos de incêndio”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados para evitar incêndios em vegetação

– O Corpo de Bombeiros alerta à população para que não queime resíduos em terrenos baldios, evitando assim que as chamas se propaguem para outras áreas.

– Não lance pontas de cigarro em locais onde haja material inflamável.

– Os praticantes de ecoturismo devem evitar fogueiras próximas à vegetação. Ao deixar o local verifique se as brasas estão apagadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.

– Mesmo que você tenha autorização para realizar uma queimada, não faça em dias de muito calor ou vento, pois o risco de perder o controle do fogo aumenta.

Fonte: ASCOM CBMSE