11 de maio de 2023, 10:49

Manual do CBMSE é referência para elaboração de procedimento operacional padrão nacional


Publicada em 04/06/2014

Pioneiro no Norte e Nordeste na formação de equipes especializadas em resgate veicular, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe tem se tornado uma referência nacional nessa área de atuação. Prova disso é que o Manual de Resgate Veicular do CBMSE – 1ª Edição/ 2013, está sendo usado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, por meio do Departamento de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, como uma das referências para a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP).

A criação do Procedimento Operacional Padrão em âmbito nacional tem como objetivo orientar os bombeiros militares a executar ações de desencarceramento de vítimas presas nas ferragens decorrentes de acidentes de trânsito, visando evitar acidentes com os profissionais e outras pessoas no local da ocorrência, não agravar possíveis lesões da vítima e preservar o meio ambiente.

Pioneirismo do CBMSE

De acordo com o tenente do BM – João Adauto, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe foi o primeiro no Norte e Nordeste do Brasil a realizar o Curso de Resgate Veicular CRV, cuja formação capacita equipes especializadas na utilização de técnicas, procedimentos, materiais e equipamentos especiais para o desencarceramento de vítimas de acidentes automobilísticos.

Idealizador do Curso e do Manual de Resgate Veicular do CBMSE, João Adauto destaca que já foram formadas em Sergipe 12 turmas do CRV com a participação de bombeiros de vários estados das cinco regiões do Brasil. O primeiro curso aconteceu em 2007 e na edição mais recente, realizada em 2013, formamos uma turma de instrutores em resgate veicular, destacou o oficial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM CBMSE