12 de maio de 2023, 09:04

Mendonça Prado visita quartel do Comando Geral dos Bombeiros


Publicada em 14/01/2015

 

 

 

 

 

 

 

 

O futuro secretário de estado da Segurança Pública, deputado federal Mendonça Prado, esteve na manhã desta quarta-feira, 14, no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, localizado no Centro de Aracaju. Durante a visita Mendonça Prado foi recepcionado pelo comandante geral do CBMSE, coronel BM Regnaldo Dória de Freitas, integrantes do Estado Maior Geral, dentre outros militares da corporação.

Mendonça Prado participou de uma reunião com oficiais do CBMSE na qual foi apresentada toda a estrutura existente na corporação, detalhando os aspectos operacionais como viaturas e equipamentos, estrutura física dos quartéis e, especialmente, os recursos humanos existentes no Corpo de Bombeiros, cujo efetivo atual é de 592 militares, para um quantitativo previsto na lei de 1.194 bombeiros. Os oficiais presentes na reunião apresentaram um balanço das ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros no ano de 2014 como vistorias (1048), análises de projetos (746) e 5415 ocorrências atendidas pelas sete unidades operacionais da corporação na Capital e no Interior Sergipano, totalizando mais de 7,2 mil (Sete mil e duzentas ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros no ano passado.

 

 

 

 

 

 

 

 

O futuro secretário ouviu atentamente as demandas apresentadas pela instituição, especialmente a questão da ampliação do efetivo, que tornará possível a implantação de novas unidades operacionais, a padronização do quantitativo das guarnições que compõem o chamado “trem de socorro” – equipe responsável pelo atendimento às diversas ocorrências -, além da retomada ações sociais como o projeto Golfinho, Bombeiros na Comunidade e outros.

O comandante geral coronel BM Regnaldo Dória de Freitas agradeceu o interesse do futuro secretário em conhecer pessoalmente a estrutura e as demandas existentes na instituição e destacou a importância da aprovação das leis de organização básica (LOB) e de fixação de efetivo (LEF), além da regulamentação do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

“ Tenho muito orgulho da tropa que comando. Nossos profissionais são extremamente qualificados, mas precisamos urgentemente corrigir o déficit de pessoal que existe em todos os ciclos hierárquicos”, afirmou o coronel Dória, ao ressaltar que o aumento do efetivo atende uma necessidade de interesse público visando uma melhor prestação de serviço à população.

Em suas palavras Mendonça Prado ressaltou que fez questão de visitar pessoalmente o Corpo de Bombeiros para se familiarizar com a estrutura existente e se colocar como parceiro da corporação. “ O Estado passa por sérias dificuldades financeiras, mas não podemos ficar presos às dificuldades, mas sobretudo, buscarmos soluções”, afirmou Mendonça Prado ao destacar que sua gestão estará pronta para buscar a viabilização dos projetos apresentados pelos técnicos da corporação, pois os projetos bem elaborados podem se converter em investimentos, inclusive através de convênios com o Governo Federal.

Quero ser um parceiro do CBMSE. Levarei ao Governo do Estado todas as demandas aqui apresentadas mostrando a necessidade de atendê-las”, disse o futuro secretário.

Fonte: ASCOM/CBMSE