16 de maio de 2023, 09:20

Militares aprimoram conhecimentos sobre incêndios em instalações elétricas


Publicada em 25/05/2016

 

Na manhã desta quarta-feira (25), o Auditório Eunice Barreto, localizado no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), foi palco de uma palestra sobre Segurança contra Incêndios oriundos nas Instalações Elétricas, uma parceria do Instituto de Construção e Centro Comercial com o CBMSE.

A parceria faz parte da campanha “Centro Mais Seguro”, tendo como principal objetivo, proporcionar um maior nível de segurança em relação às ocorrências com curto-circuitos ou mau funcionamento do sistema elétrico, originando grandes incêndios, explosões ou acidentes ampliados, além de esclarecer dúvidas e divulgar técnicas específicas sobre o assunto.

Temas relacionados ao perigo à integridade física e à saúde do trabalhador ocasionados pela eletricidade de baixa tensão; dicas de segurança; prevenção contra incêndios; riscos à normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); foram abordados na palestra, chamando a atenção dos militares, que não hesitaram em tirar todas as dúvidas.

 

Segundo o palestrante Gilvan dos Santos Santana, técnico em eletrônica e eletrotécnica, a iniciativa de compartilhar os conhecimentos técnicos sobre eletricidade com a corporação, tem como objetivo ajudar os bombeiros e os comerciantes do estado, no que diz respeito a prevenção de acidentes. “A importância da palestra é prevenir a ação contra o sinistro de princípio de incêndio e o incêndio por consequência. A gente está com essa parceria, para esclarecer as dúvidas e formar profissionais que são capazes de identificar as irregularidades. Com um conhecimento qualificado, específico e aprimorado, a gente consegue ter uma ação preventiva de fato, e esse é o nosso foco maior”, enfatizou .

Para o tenente BM Gutemberg Alves, o tema abordado foi de grande importância para sua rotina de trabalho. “É louvável, pois nós podemos ficar sabendo das dificuldades que podemos encontrar no meio das nossas ocorrências. Com essa palestra nós podemos aprimorar nossos conhecimentos e saber como agir nesse tipo de situação”, ressaltou o tenente.