11 de maio de 2023, 10:17
Mulheres são homenageadas em solenidade realizada pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe
Publicada em 07/03/2014
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe realizou na manhã desta sexta-feira, 07, com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Governo de Sergipe, uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, que foi realizado na Academia de Polícia de Sergipe (Acadepol), houve a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a personalidades civis e integrantes do Corpo de Bombeiros.
Prestigiaram a solenidade o Comandante Geral do CBMSE, coronel Nailson Melo Santos, a Secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino, que representou o Governador do Estado Jackson Barreto, o Procurador Geral do Estado, Márcio Leite Rezende, além de representantes da Marinha, Exército, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, OAB/SE, dentre outras personalidades civis e militares.
A programação do evento incluiu ainda três palestras com temas relacionados especialmente às mulheres, proferidas pela Promotora de Justiça aposentada e presidente da comissão de defesa dos direitos da mulher da OAB/SE Adélia Moreira Pessoa, pela Secretária especial de políticas para as mulheres do Governo do Estado, Maria Teles dos Santos, e uma palestra motivacional proferida pelo professor e conferencista Antônio Neto.
Em sua fala o Comandante Geral do CBMSE, coronel Nailson Melo Santos parabenizou as homenageadas e ressaltou o compromisso e a abnegação dos que compõem o Corpo de Bombeiros e agradeceu a todas as instituições e personalidades que contribuem de alguma forma para a Corporação.
A Secretária de Inclusão Social, Eliana Aquino, também parabenizou as mulheres e destacou que com toda a coragem e bravura que as mulheres possuem elas conseguem espalhar carinho e sensibilidade em tudo que se propõem a fazer. “O Corpo de Bombeiros só pratica o bem e sempre que precisamos estão sempre prontos e prontas para atenderem à sociedade”, ressaltou Eliane Aquino.
Mulheres foram tema das palestras
As três palestras realizadas durante a solenidade desta sexta-feira também abordaram temas relacionados às mulheres em vários contextos.
Em sua apresentação, a professora Adélia Moreira Pessoa destacou, dentre outros pontos, que o 8 de março não é apenas uma data a se comemorar mas também um símbolo da luta cotidiana das mulheres. “Um longo caminho foi percorrido, mas ainda há muito a percorrer”, ressaltou a palestrante.
Na segunda palestra do evento a Secretária especial de políticas para as mulheres do Governo do Estado, Maria Teles dos Santos ressaltou os avanços nas políticas públicas voltadas para as mulheres no contexto nacional e especialmente em Sergipe, onde trinta municípios já possuem coordenadorias ou órgãos equivalentes de políticas para as mulheres.
Na terceira e última palestra do evento alusivo ao dia internacional da mulher o professor e conferencista Antonio Neto interagiu com a plateia presente destacando que a mulher tem uma capacidade ímpar de se equilibrar nos contextos familiar, social e do trabalho. O palestrante apresentou uma abordagem motivacional estimulando, dentre outros aspectos, o hábito de homenagear as mulheres todos os dias e não apenas em datas simbólicas como o 8 de março.
Foram homenageadas com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar:
– Maria da Pureza Sobrinha – Secretária Adjunta da SEPM/SE
– Maria Edilene Conrado – Procuradora do Estado de Sergipe
– Denise Lima Oliveira – Inspetora da PRF/SE
– Magna Santana – Radialista
– Sgt BM – Sandra Nazaré Oliveira
– Cb BM – Márcia Adriana Machado Santos
– Cb BM – Celsiane Kadja dos Santos
– Cb BM – Cristiane Santana Silva
Fonte: ASCOM/CBMSE