3 de março de 2023, 11:01

Núcleo de Saúde Ocupacional do CBMSE completa um ano


O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) está completando um ano nesta sexta-feira, dia 3 de março. O setor visa a valorização profissional, fomentando ações de promoção à saúde e segurança do trabalho. Entre as atividades realizadas está o plantão psicológico, com 57 sessões realizadas nesse período, voltada para o atendimento pontual, como situações vivenciadas em ocorrências.

“Nesse ano desafiador de implantação, estruturação, parcerias e planejamentos, conseguimos realizar muitos projetos e ações dentro da instituição. Foi um ano de muita dedicação e comprometimento em busca de uma melhor qualidade de vida e valorização dos nossos profissionais. Realizamos diversas ações e firmamos parcerias com vários órgãos como o Centro Integrado de Referência em Atenção à Saúde do Trabalhador (CIRAST) da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE), com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) municipal e com a Universidade Tiradentes (UNIT)”, afirmou a chefe do NSO, a tenente Rosângela Gomes, psicóloga.

O psicólogo do setor, sargento Genisson Sabino, falou sobre a importância do plantão psicológico para bombeiros militares. “Essa é uma modalidade de atendimento específico da psicologia que é voltada para uma demanda pontual, que naquele momento está mobilizando o militar, angustiando. Muitas das demandas são relacionadas às ocorrências e esse tipo de atendimento a literatura mostra que é efetivo e nós estamos comprovando na prática. Um encontro muitas vezes pode ser resolutivo ou munir a pessoa de ferramentas para ela seguir em frente, diminuindo a intensidade daquele sofrimento”, explicou.

Foram realizados ainda pelo setor 50 atendimentos de psicoterapia breve, 17 atendimentos na modalidade virtual, sete ações de apoio a gestores, cinco atendimentos na modalidade de visita domiciliar e três acompanhamentos terapêuticos a bombeiros em tratamentos de saúde. Além disso, foram organizados eventos como o Salvando Salvadores e campanhas como Janeiro Branco e Setembro Amarelo, com rodas de conversa e grupos terapêuticos, atingindo 562 pessoas. Outra ação do setor é o Programa Reformação, que prepara os militares para a reserva remunerada, com 17 beneficiados nesse primeiro ano.

Por ASCOM/CBMSE


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress