3 de fevereiro de 2023, 13:10

Núcleo de Saúde Ocupacional do Corpo de Bombeiros realiza primeiro encontro do Programa de Reformação


O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizou na manhã desta sexta-feira (3) o primeiro encontro do Programa Reformação, que tem como objetivo preparar os bombeiros para a reserva remunerada. A psicóloga Isis Vasconcelos foi a convidada para realizar uma atividade abordando o tema “sentidos da vida”, no auditório do Quartel Central.

“Fiquei muito animada com a possibilidade de participar de um programa como esse, uma iniciativa que ainda é rara. Poucas instituições pensam em seus trabalhadores depois que eles não estiverem mais lá. Quero dizer obrigada a vocês, que poderiam ter escolhido trabalhar em muitas outras coisas mais fáceis. Todos os seres humanos são programados biologicamente para fugir do perigo e vocês escolheram ir na direção contrária para cuidar da população”, afirmou a psicóloga Isis Vasconcelos, que teve como foco no autoconhecimento dos participantes durante a atividade.

O psicólogo e um dos coordenadores do programa, sargento Genisson Sabino, falou sobre a proposta das atividades programadas para o Reformação. “A ideia aqui é proporcionar experiências que vão auxiliar nesse processo de preparação para a reserva. Criar um espaço seguro onde eles possam compartilhar as alegrias e dores da carreira, onde são acolhidos e respeitados, além de criar laços, porque todos estão aqui com o mesmo objetivo”, concluiu.

Um dos participantes do programa, o tenente José Filho, comentou sobre a importância da iniciativa para os bombeiros. “É algo extremamente necessário. São 30 anos envolvido com uma atividade para se desligar e depois disso, o que fazer? É preciso se preparar para esse momento”, disse o bombeiro.

Por: ASCOM/CBMSE
Fotos: Sargento Fabiano Fernandes