11 de janeiro de 2023, 09:49

Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros realiza Grupo Terapêutico com o tema “Luto”


O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) realizará na próxima sexta-feira (13) um Grupo Terapêutico focal com o tema “Luto”. O encontro é voltado para bombeiros e acontecerá às 9 horas. na sede do Núcleo, localizada na rua Propriá, 315, em Aracaju.

“Este será um espaço de cuidado coletivo, onde haverá acolhimento, educação e trocas sobre os processos de luto. Apesar de ser uma jornada única para cada um neste processo, é possível encontrar suportes que nos ajudam a lidar com o sofrimento inerente a ele. Para que possamos criar um espaço seguro e acolhedor, as vagas são limitadas”, afirmou o psicólogo do NSO, sargento Genisson Sabino.

Saiba mais sobre o luto

O luto é um processo natural pelo qual todas as pessoas passam em suas vidas e diz respeito ao rompimento de um vínculo afetivo significativo. Pode ser uma perda concreta como a de um ente querido, ou uma perda simbólica como um término de um relacionamento. Desta forma, o luto não é somente sobre a morte.

Tal perda repercute emocionalmente, gerando sofrimento, e pode levar a uma sensação de desorganização interna. Se a perda tem diferentes sentidos e significados, o luto também terá. Ou seja, a vivência do luto não é igual para todos que passam pelo processo e a dor que cada pessoa sente é pessoal, não há dor maior ou menor.

Assim sendo, o luto é um processo de elaboração de uma perda, no qual há uma readaptação cognitiva, emocional, social, psicológica, cultural, entre outros aspectos. Não sendo um processo linear, que vai melhorando aos poucos e acaba ou é superado. É um ir e vir entre poder retomar à vida e entrar em contato com a dor da perda.