9 de maio de 2023, 11:30

Oficial do CBMSE vai capacitar policiais e bombeiros baianos para atuarem em acidentes de trânsito com vítimas


Publicado em 16/09/2009

A Prefeitura Municipal da Cidade Barreiras – BA, através da Secretaria de Infra-estrutura, protocolou solicitação junto ao CBMSE (Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe) para a realização do curso de Resgate Veicular a ser ministrado para os órgãos estaduais e municipais que atendem a ocorrências de trânsito no município.

Autorizado pelo coronel Nailson Santos, Comandante-Geral da Corporação, o curso será coordenado pelo Tenente João Adauto, instrutor do Centro de Ensino e Instrução, que já ministrou o mesmo curso para 32 bombeiros dos Estados de Sergipe, Mato Grosso e Bahia, no início deste ano.

O início do curso está previsto para o dia 21 de setembro e terá a duração de cinco dias em tempo integral, com as aulas ministradas no 2° Subgrupamento/11° Grupamento do Corpo de Bombeiros da Policia Militar da Bahia, localizado na Município de Barreiras.

O Curso de Resgate veicular objetiva capacitar profissionais da área de saúde, bombeiros e policiais para atuarem em acidentes de trânsito com vítimas, garantindo um resgate técnico, num breve período de tempo, sem prejuízos para a segurança. As técnicas empregadas consistem no desencarceramento da vítima para que ela possa ser extraída das ferragens e possa receber o atendimento pré-hospitalar adequado.

Pioneiro no Norte/Nordeste na realização do curso de Resgate Veicular em 2007, essa será a 4ª turma formada pelo CBMSE, totalizando cerca de 150 profissionais capacitados para atuar e multiplicar os conhecimentos do atendimento a acidentes de trânsito com vítimas.