9 de maio de 2023, 11:32

Palestra sobre relações interpessoais propõe melhorar a qualidade dos serviços prestados à população sergipana


Publicado em 10/10/2009

Nesta sexta-feira (9), os oficiais do Corpo de Bombeiros participaram de um ciclo de palestras sobre relações interpessoais. O evento, que aconteceu no Quartel do Comando Geral, foi uma iniciativa da coordenação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Corporação em parceria com o Centro Integrado de Assistência Psicossocial da SSP.

Em dois momentos distintos, os palestrantes Sônia Azevedo e Luiz Anselmo Menezes, profissionais da mais alta competência, com vasta experiência no tratamento e recuperação de dependentes químicos, apresentaram suas propostas de trabalho em linguagem acessível, com muitos exemplos práticos, possibilitando aos participantes total compreensão dos temas abordados. Sônia e Anselmo trouxeram diversos ensinamentos adquiridos ao longo dos anos, sobretudo, no trabalho que desenvolvem junto ao Instituto para o Florescimento do Homem, que funciona na Fazenda Mãe Natureza, propriedade da Grande Síntese, localizada no Povoado Saúde, Santana do São Francisco.

Para o Sargento Edmilson Bispo, coordenador do CAPS/CB, psicólogo especializado em saúde mental coletiva, o evento que aconteceu nesta sexta deve ser expandido a todos os profissionais bombeiros. “Não vamos medir esforços para que o trabalho que foi realizado nesta manhã seja levado a todos os profissionais da Corporação. O nosso objetivo é estabelecer um patamar de consciência coletiva que possa reduzir a angústia e o sofrimento no ambiente do trabalho, pois esses dois vetores podem desencadear problemas psicossomáticos graves, capazes de afastar os bombeiros de suas atividades laborais em caráter definitivo. Se fecharmos os olhos para essa realidade, sofreremos impactos muito negativos nas relações interpessoais no ambiente de trabalho, com repercussão na família e na qualidade do serviço prestado à sociedade”, comentou Edmilson.