19 de maio de 2023, 10:29

Parceria entre Corpo de Bombeiros e SAMU ampliará atendimento à população


Publicada em 19/03/2021

Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) abrigarão equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), num esforço conjunto para ampliar a capacidade de atendimento à população nesse momento crítico da pandemia. A parceria foi definida na manhã desta sexta-feira (19) entre o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre José, e o superintendente do SAMU, Dênisson Pereira.
“Nós conversamos com o superintendente do Samu, que nos informou de uma demanda reprimida de atendimentos dos pacientes com Covid em nosso Estado e sobre a necessidade de ativar três Unidades de Suporte Avançado, mas eles não têm essa estrutura física para comportar as equipes. Então, ele nos pediu um apoio, de modo a conceder o espaço físico dos nossos quartéis para ativar essas três ambulâncias, visando diminuir essa fila de espera dos atendimentos, principalmente dos pacientes com Covid para serem transportados de um hospital para o outro ou de casa para o hospital”, ressaltou o coronel Alexandre José.
O comandante do CBMSE destacou que a demanda existente é do Samu, do Estado e do povo sergipano. “Entendemos que é possível nós fazermos um remanejamento nos nossos quartéis, de modo que a partir do dia 20 duas Unidades de Suporte Avançado estarão atuando na Unidade Operacional de Ensino (UOE), em Aracaju, e até o dia 24 outra estará no quartel de Estância.
Nós iremos remanejar uma guarnição que atua na Unidade Operacional de Ensino para o Quartel do Comando Geral, de modo a disponibilizar parte do espaço daquela unidade para o Samu, e lá continuará havendo as atividades de ensino como o Curso de Formação de Soldados, Sargentos e de Oficial, mas um espaço específico nós cedemos para o Samu, de maneira temporária, ou seja, enquanto durar esse momento difícil, dessa operação de guerra até que encontremos uma solução para atender de maneira mais eficiente, tanto o público interno quanto o externo”, explicou.
O coronel Alexandre destacou ainda que a parceria deve durar de três a quatro meses, embora seja muito precoce falar de prazo. “Enquanto precisarem, nós estaremos dando a nossa parcela de contribuição e é isso que nós estamos fazendo para o povo sergipano, cedendo esse espaço para o Samu poder atender as pessoas e obviamente outras futuras parcerias acontecerão para o bem de ambas instituições e para a sociedade”, finalizou o comandante.
O Superintendente do SAMU Sergipe, Dênisson Pereira, afirmou que essa parceria vem num momento muito importante, principalmente por conta da pandemia. “Nós esperamos que com a inserção de mais três ambulâncias do tipo Suporte Avançado de Vida (USA) e suas equipes que passarão a funcionar em quartéis do Corpo de Bombeiros, potencializemos as ações do SAMU. Com essa iniciativa, nós vamos aumentar a capacidade de transferências de pacientes vítimas ou não da Covid-19, dentro do Estado Sergipe”, explicou.
Dênissson Pereira ressaltou ainda que o atendimento à população é uma missão em comum tanto do Corpo de Bombeiros quanto do SAMU e que a parceria vai aproximar ainda mais as instituições, garantido o melhor atendimento possível à sociedade sergipana.