12 de maio de 2023, 09:27

Pioneiro, capitão do CBMSE lança livro sobre Resgate Veicular


Publicada em 30/04/2015

 

Na noite desta quarta-feira passada, 29, o Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, João Adauto, lançou o seu livro intitulado de “Técnicas de Resgate Veicular: veículos leves e pesados”, uma obra inédita no Brasil. Foi por causa dos esforços e trabalhos dedicados pelo CAP João Adauto, atual membro da Comissão Nacional de Estudos, Pesquisa e Padronização do Salvamento Veicular, que Sergipe ficou reconhecido nacionalmente pelo trabalho que é desenvolvido nessa área. A cerimônia de lançamento aconteceu no Colégio Jardins, e contou com a presença do Comandante Geral do CBMSE, Coronel Regnaldo Dória de Freitas.

A corporação Bombeiro Militar de Sergipe já formou militares de diversos estados no Curso de Resgate Veicular. Todos com a presença do CAP João Adauto, que participou pela primeira vez do curso no ano de 2007. Durante o discurso na noite de ontem, ele revelou que teve como inspiração o instrutor, o então Tenente Argollo. Além disso, o autor do livro, também falou sobre sua principal referência. “Tive contato com veículos muito cedo, quando ainda era criança. Por causa do meu pai, que era dono de um posto de lavagem de carros”, disse.

A partir da participação nos cursos de resgate, o capitão percebeu que havia uma carência em material didático que abordasse o tema. Segundo ele, eram utilizadas apenas xerox disponibilizadas pelos instrutores. Foi a partir disso que ele resolveu desenvolver uma apostila que aprofundasse ainda mais o tema, e através de várias pesquisas surgiu um manual, que na verdade, teve uma proporção maior do que se imaginava.

 

 

“Foram produzidos cem exemplares do manual de Resgate Veicular e distribuídos internamente na Corporação. Além disso, também foram enviados alguns para instituições de outros Estados. A procura pelo manual foi tão grande, que me motivou ainda mais a abordar o tema na forma de um livro”, explicou. O capitão ressaltou que o livro é uma obra literária que trata e aborda diretamente a situação de resgate veicular e os procedimentos a serem adotados no atendimento a vítimas desse tipo de ocorrência, que são sempre complicadas.

Ele pretende lançar outras edições, porque o mercado de automóveis é muito dinâmico e sempre surgem novas tecnologias. “Isso gera a necessidade de sempre haver atualizações. Também tenho a intenção de ser coordenador de mais uma turma de instrutores, ainda esse ano”, concluiu o capitão.

 


Site desenvolvido pela Emgetis com software livre - WordPress