11 de maio de 2023, 09:57

PRÉ-CAJU É TEMA DE ENTREVISTA COLETIVA NO CBMSE


Publicada em 12/01/2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante entrevista coletiva realiza na manhã desta segunda-feira, 13, no Quartel Central o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe apresentou o Plano Operacional da Corporação que será colocado em prática durante a realização do Pré-Caju/2014, que acontecerá nos próximos dias 24,25 e 26 de janeiro. Na ocasião também foram apresentados à imprensa os detalhes da Portaria nº 170/2013 editada pelo CBMSE visando disciplinar normas referentes à aprovação dos Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP) nas estruturas montadas na área do evento.

O Comandante em exercício do CBMSE, Coronel Roberto Wagner de Góis Bezerra ressaltou que, dada a dimensão do evento, a Portaria 170 visa agilizar a análise e aprovação dos projetos dos interessados em montar palcos, arquibancadas, camarotes e similares. “Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros não analisa as estruturas montadas, mas sim as exigências referentes à segurança contra incêndio e pânico, tais como a quantidade e localização de extintores, sinalização, iluminação de emergência e rotas de fuga, dentre outros aspectos”, destacou o Coronel Wagner.

De acordo com a Portaria o prazo para a apresentação dos Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico junto ao Corpo de Bombeiros encerra-se na próxima sexta-feira dia 17. O CBMSE tem até as 12:00h do dia 24 para a realização das vistorias e emissão dos Autos de Liberação de Eventos (ALE) para as estruturas que atenderem todas as exigências previstas. A íntegra da Portaria 170/2013 está disponível no Site do CBMSE no endereço 187.17.2.177/bombeiro .

Plano Operacional está definido

Ainda durante a entrevista coletiva o Diretor Operacional do CBMSE, Tenente Coronel Gilvan Paixão Lima apresentou os detalhes do Plano Operacional da Corporação para os três dias da prévia carnavalesca. Serão empregados 70 profissionais por dia em turno único com equipes móveis e fixas distribuídas em pontos estratégicos do percurso.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serão 06 viaturas operacionais na área do evento além de uma embarcação que contará com uma equipe para o patrulhamento aquático no estuário dos rios Sergipe e Poxim. Os bombeiros devem atuar na prevenção e combate a incêndio e pânico e atendimento pré-hospitalar, dentre outras ocorrências relacionadas à Corporação.

De acordo com Coronel Gilvan, além das equipes distribuídas ao longo do percurso a Corporação manterá um posto de comando fixo na área do Parque da Sementeira que contará com a supervisão de uma oficial superior para cada dia do evento com objetivo de coordenar as ações de socorro em caso de incidentes graves.

A Corporação disponibilizará em seu site oficial um infográfico mostrando um mapa geral da área do Pré-Caju, no qual os interessados podem visualizar pontos importantes para segurança do público presente como: rotas de fuga, saídas de emergência e posto médico, dentre outros tópicos.

Fonte:ASCOM/CBMSE