23 de maio de 2023, 10:15

Programa “Reformação” realiza terceiro encontro tratando de aspectos jurídicos, financeiros e previdenciários


Publicada em 07/01/2022

O segundo módulo do programa “Reformação”, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) para preparar seus integrantes para a reforma, aconteceu na manhã desta sexta-feira (07). O tema foi “Aspectos jurídicos, financeiros e previdenciários”. O encontro aconteceu no Departamento de Ensino, Pesquisa e Instrução (DEPI), em Aracaju, e contou ainda com dinâmicas que promoveram a trocas de experiências.

O capitão Paulo Matias, da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), falou sobre a parte jurídica, financeira e previdenciária. “O objetivo foi passar de forma simples as orientações sobre a documentação necessária para a passagem para a reserva remunerada, falar sobre os direitos que o militar tem e tirar as dúvidas”, afirmou.

O sargento José Marcelo (psicólogo) realizou uma dinâmica com os participantes. “O objetivo foi trabalhar quais as mudanças previstas e as estratégias necessárias nos campos da saúde, das finanças, mudanças sociais e familiares, além de atividades no tempo livre. O trabalho foi feito em grupo. Cada um trazendo sua ideia, se somando, trocando e no final eles saem com muito mais ideias do que se fosse feito individualmente”, explicou.

Um dos participantes, o major Isaías Souza, falou sobre a importância do programa nesse momento de transição para a reforma. “O programa está sendo ótimo para mim. É muito importante essa interação com os colegas, que como eu, estão indo para a reforma. A experiência que a gente troca da vivência de cada um. Uma das coisas que mais me marcou também foi a questão de preparar as pessoas que estão em casa, a esposa e os filhos, para a nossa reforma. Esse ponto foi crucial, porque eu não tinha pensado nisso”, contou o militar.

Por Dinah Menezes
Fotos Jeová Cardoso