9 de maio de 2023, 08:50

Projeto Bombeiro na Comunidade 2008 no município de Neópolis


Publicado em 02/06/2008

Neópolis foi a primeira cidade a receber o Projeto “Bombeiros na Comunidade” no ano de 2008. A ação, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, em parceria com a empresa Ultragaz, tem como objetivo fazer com que a população conheça mais de perto o trabalho da corporação. O projeto aconteceu no último final de semana, dias 30 e 31 de maio.

“Estamos abrindo com chave de ouro este ano o projeto em Neópolis, que é uma cidade muito hospitaleira. Já são sete anos de projeto, passando por cerca de 30 municípios e nós estamos muito honrados em estar aqui”, afirmou o supervisor do projeto, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alcântara.

Um estande montado na praça Monsenhor José Moreno Santana atraiu a atenção dos moradores da cidade. Foram realizadas oficinas de Combate a Incêndio; de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha; verificação de pressão arterial; exposição do material utilizado pelo Corpo de Bombeiros; além de demonstrações de fotos e vídeos.

A estudante Keila Roberta dos Santos, 10 anos, que sonha em ser bombeira quando crescer, não deixou passar a oportunidade e foi voluntária a utilizar o equipamento de proteção para o combate a incêndio. “Foi muito bom, só que é muito pesado”, contou a menina, reafirmando o desejo de, no futuro, salvar vidas.

“Quero agradecer de coração a todos que fazem o Corpo de Bombeiros por virem aqui. Estou encantado com o que vi e foi uma oportunidade extraordinária para a população. Quero também parabenizar pelo trabalho, que nós vemos que é realizado com muito amor”, declarou o prefeito da cidade, José Teixeira.

Curso de Guarda-Vidas – A população local já vinha tendo a oportunidade de conhecer mais sobre uma das áreas de atuação do Corpo de Bombeiros. Há cerca de um mês está sendo realizado o Curso de Guarda-Vidas Civis para Rios, em parceria com as prefeituras de Neópolis e Santana do São Francisco.

O curso é voltado para a população dessas duas localidades e está sendo realizado no povoado Saúde, em Santana do São Francisco. “São treze pessoas que estão sendo capacitadas para o serviço de prevenção”, afirmou o comandante do Grupamento de Salvamento Marítimo (GMar), do Corpo de Bombeiros, major Miguel.

As aulas estão acontecendo durante a semana, no período da manhã, com noções de mergulho, primeiros socorros, entre outros. “Nós temos oito bombeiros envolvidos nesse curso e nesse período eles já fizeram dois resgates: de um corpo e recuperação de âncora”, contou o comandante.

Texto e fotos: AL CFSd Dinah Menezes

Jornalista DRT 888/SE

CEI