9 de maio de 2023, 08:51

Projeto “Bombeiros contra a Dengue” foi realizado na cidade de Simão Dias


Publicado em 11/06/2008

Durante três dias, de 4 a 6 de junho, 132 bombeiros do Centro de Ensino e Instrução (CEI), do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, estiveram trabalhando no combate à dengue na cidade de Simão Dias. A ação faz parte do Projeto “Bombeiros contra a Dengue”, que foi desenvolvido na cidade em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

O governador do Estado, Marcelo Déda, fez questão de agradecer pessoalmente o apoio do Corpo de Bombeiros. “É com muito prazer que nesta visita à minha cidade eu venho testemunhar o trabalho do nosso bravo Corpo de Bombeiros Militar na luta contra a dengue. Vocês têm a admiração e o respeito da sociedade, do Governador do Estado e de toda a administração estadual. Quero parabenizar pela parceria e pessoalmente a cada um dos senhores e das senhoras pelo trabalho que estão realizando. Meus parabéns e meu muito obrigado”, declarou.

O papel desempenhado pelos bombeiros na sociedade também foi destacado pelo governador. “O bombeiro é um guerreiro da vida, é um homem ou uma mulher que se dedica a preservar a vida do seu semelhante. É um soldado da paz, que está presente nos momentos mais difíceis. Numa catástrofe, numa epidemia, num desastre, é no Corpo de Bombeiros que a comunidade confia”, apontou.

Combate – Acompanhados por 124 agentes da Secretaria Municipal, entre agentes de saúde e endemias, os bombeiros foram de casa em casa orientar a comunidade sobre o perigo da doença, as formas de prevenção, além da identificação e eliminação de focos do vetor da doença. Foram visitadas cerca de 8 mil residências na cidade e nos povoados Pastinho, Coração de Maria e Triunfo.

Cerca de dez pessoas da Secretaria Estadual de Saúde também participaram da coordenação da ação, que contou com um Posto de Comando montado no Centro de Apoio Psicosocial (CAPS) D. Zifinha. “O trabalho contra a dengue é árduo e essa ação mostra o poder da união. A participação do Corpo de Bombeiros foi de grande importância, pela credibilidade que eles demonstraram ter. Prova disso é que as pessoas abriram a porta de suas casas sem receio”, afirmou a gerente de antropozoonoses da Secretaria, Sidney Sá.

Segundo a secretária de Saúde de Simão Dias, Armandina Déda, o município não está em estado de epidemia, mas conta com muitos casos da doença, inclusive com dengue hemorrágica, por isso a necessidade da ação no local. “Nós só temos a agradecer pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros na nossa cidade, contribuindo para a saúde da nossa comunidade”, disse.

Para o Diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Hermes Rodrigues Lima Filho, a ação conseguiu atingir seu objetivo. “Foram três dias de muito trabalho, mas também muito gratificantes. A receptividade da população foi muito boa e o Corpo de Bombeiros está sempre à disposição para contribuir com ações como essa, que visam preservar a vida, porque essa é a nossa missão”, apontou.

Texto e fotos: AL CFSd Dinah Menezes

Jornalista DRT 888/SE

CEI